Em Londres-2012, o judoca brasileiro Rafael Silva conquistou a medalha de bronze. Nos Jogos Rio-2016, Baby, como é conhecido, repetiu a campanha anterior, garantindo mais uma medalha ao judô brasileiro, sendo a primeira masculina.

Mais das Olimpíadas:
Acompanhe tudo das Olimpíadas Rio-2016 em TEMPO REAL!
Bellucci faz grande partida, mas sofre virada de Nadal e dá adeus aos Jogos Rio-2016
Caio Bonfim faz prova histórica, quebra recorde brasileiro e fica próximo de medalha na marcha atlética
É bronze! Mayra Aguiar derrota cubana e conquista sua segunda medalha olímpica
Com facilidade, Larissa e Talita batem dupla alemã a se classificam para as quartas-de-final

Rafael Silva começou bem o torneio, com duas vitórias por ippon, contra o hondurenho Ramon Pileta e, em seguida, contra o russo Renat Saidov. Na semifinal, no entanto, perdeu para um dos maiores judocas de todos os tempos, o francês Teddy Riner, que acabou conquistando o ouro e aumentou sua invencibilidade para 116 combates (última derrota foi há seis anos, em setembro de 2010).

judo baby x riner ministerio esporteNa repescagem, Baby superou o holandês Roy Meyer, se credenciando para a disputa do bronze. Rafael Silva venceu o uzbeque Abdullo Tangriev, com um Yuko, na categoria mais de 100 quilos. Foi a 22ª medalha brasileira no judô na história das Olimpíadas, aumentando a supremacia do esporte, como modalidade que mais rendeu medalhas ao Brasil.

Satisfeito

Para o brasileiro, o resultado da equipe de judô é positivo. “O judô é um esporte dinâmico, ativo e as olimpíadas são uma competição diferente. É difícil dizer quantas medalhas vão ocorrer, mas a equipe teve um bom desempenho. A Rafa [Rafaela Silva] conquistou o ouro e agora ganho o bronze”, disse Rafael Silva.