Ainda em busca de retomar o seu melhor tênis após longa parada para tratar de uma lesão no joelho, o espanhol Rafael Nadal conquistou neste domingo o Brasil Open, disputado em São Paulo, no Ginásio de Ibirapuera. O espanhol derrotou na decisão o argentino David Nalbandian por 2 sets a 0, parciais de 6-2 e 6-3, em 1h18min de partida.

Foi o segundo titulo de Nadal no Brasil, já que ele havia conquistado o mesmo torneio em 2005, quando ainda tinha 18 anos e estava iniciando sua carreira no tênis. Além disso, prolongou o predomínio dos espanhóis no território brasileiro, já que foi o sexto título consecutivo por tenistas da Espanha. Nadal conquistou o seu 37º titulo no saibro (o último havia sido em Roland Garros, ano passado) e agora soma 51 conquistas na carreira.

Em entrevista coletiva após a conquista, Nadal destacou que estava muito feliz por vencer mais uma vez no Brasil, que se sentiu bem durante a partida e sem dores no joelho recuperado e que espera que tudo isso seja um recomeço na sua carreira. Mesmo com o título, o espanhol continua na 5º posição do ranking da ATP, mas diminuiu a diferença para o compatriota David Ferrer, número 4 do ranking.

Nadal agora descansa pelo período de uma semana e terá pela frente o ATP 500 de Acapulco, no México, na próxima semana. Depois, na sequencia, decidirá se disputa ou não os Masters 1000 de Indian Wells e Miami, torneios mais pesados e que o tenista só disputará com 100% das condições físicas.

Duplas

No torneio de duplas, o Brasil foi muito bem representado. Bruno Soares, ao lado do austríaco Alexander Peya, conquistou seu tricampeonato no Brasil Open ao bater Frantisek Cermak (RTC) e Michal Mertinak (SVK) por 2 sets a 1, com parciais de 6-7 (5-7), 6-2 e 10-7. Em 2011, Bruno foi campeão ao lado do brasileiro Marcelo Melo, e em 2012, o título veio com o americano Eric Butorac. Foi a sétima final consecutiva vencida pelo tenista brasileiro, que já é o maior campeão de duplas do país, com 12 titulos.