O Governo de Goiás, através da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), publicou a Portaria nº 540/200, nesta segunda-feira (26), que flexibiliza a realização de eventos agropecuários. Válida para todo o Estado, a medida abrange leilões, feiras, exposições, rodeios e competições equestres etc.

A Portaria revoga duas outras portarias, nº 281 e 452, de 2020, que impunham restrições, conforme as orientações das autoridades de saúde, para o enfrentamento à Covid-19. A flexibilização é realizada, justamente, após uma melhoria do quadro sanitário relativo à pandemia da covid-19, com redução no número de novos casos, internações e óbitos.

Durante os eventos, os organizadores devem cumprir, obrigatoriamente, com os protocolos sanitários do Estado e dos municípios para evitar a disseminação do novo coronavírus. Seguindo essas normas, os eventos pecuários serão regidos pela legislação que vigorava até o início da pandemia, segundo o presidente da Agrodefesa, José Essado.

Mesmo com a nova realidade, a Gerência de Fiscalização Animal da Agrodefesa, continua o monitoramento zoossanitário, atendendo a legislação, focando nas condições sanitárias, atestados de vacinação e exames negativos de doenças exigidos em cada categorial, além da exigência de Guias de Trânsito Animal (GTAs). Vale ressaltar que todos os eventos devem ser comunicados com antecedência à Agrodefesa, assim como o registro das entidades promotoras junto à Agência.