Sagres em OFF
Rubens Salomão

Equipe de Vanderlan vence rounds em batalha jurídica contra campanha do MDB

A coligação “Goiânia em um Novo Momento”, representada pelo candidato à prefeitura de Goiânia Vanderlan Cardoso (PSD), conseguiu na Justiça Eleitoral liminar para impedir veiculação de propaganda da coligação “Pra Goiânia Avançar Mais”, de Maguito Vilela (MDB). A peça inclui trecho com apoio do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), mas a presença dele extrapolou o limite de 25% do tempo estipulado com participação de apoiador.

O candidato à reeleição em Aparecida aparecia pedindo votos para Maguito. Para o juiz da 146ª Zona Eleitoral de Goiânia, José Carlos Duarte, a peça “compromete a isonomia e lisura no processo eleitoral, colocando em desvantagem os candidatos que optam por valer-se dos meios regulares de promoção”.

O magistrado determinou a suspensão da propaganda. Em outro round, a equipe de Vanderlan conseguiu reverter decisão que impedia o candidato de utilizar imagens que o apresentam no exercício do mandato em Brasília. Vitória na segunda instância, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Ouça a coluna Sagres em Off:

Imagem liberada

O relator do caso, Juiz Átila Naves Amaral, acolheu argumentos da defesa e entendeu que as imagens fazem parte de uma narrativa cronológica da trajetória de Vanderlan. A ação negada foi apresentada pela coligação encabeçada pelo MDB.

Manter o respeito

A Justiça Eleitoral ainda retirou do ar pílula do candidato Major Araújo (PSL) que, segundo a decisão, “dissemina informações que atentam contra a honra e a imagem do candidato” do MDB, Maguito Vilela, que moveu a ação.

Reforço palaciano

Coordenadores da campanha de Vanderlan têm se empolgado com a entrada gradativa de membros da equipe do governo de Ronaldo Caiado (DEM) nas ações em Goiânia. Participam mais diretamente Ismael Alexandrino (Saúde), Rafael Rahif (Esporte) e Cristiane Schmidt (Economia), que compareceram a eventos.

Para as bases

A expectativa, no entanto, é que, além dos membros do primeiro escalão, haja também envolvimento da base de servidores, principalmente das maiores pastas, como a própria Saúde e a Educação. O engajamento dessas partes ainda não veio.

Aglomeração

O governador Ronaldo Caiado (DEM) participou de comício em Luziânia, no último domingo (25), em ação da campanha do deputado estadual Diego Sorgatto (DEM). O evento contraria decisão liminar da Justiça que impede este tipo de ato eleitoral.

(Crédito: Perfil vereadora Diretora Ana Lúcia/Divulgação)

Punição

A multa prevista pela decisão prévia no caso de descumprimento é de R$ 200 mil ao partido e outros R$ 100 mil ao candidato. Na transmissão feita pelas redes sociais e em foto publicada pela candidata a vice, vereadora Diretora Ana Lúcia, é possível perceber aglomerações e falta de distanciamento com o governador, candidatos e apoiadores presentes.

Regras

A decisão anterior previa impedimento a realização de comício, salvo no formato drive-in. Na liminar, o juiz Henrique Neubauer ainda frisou não “permitir, fomentar ou tolerar aglomeração de pessoas fora dos veículos”.

Defesa do SUS

O médico e deputado federal Dr. Zacharias Calil (DEM-GO) discursou, representando a Frente Parlamentar da Medicina, durante Sessão Solene no Senado Federal em comemoração ao Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro. Ele defendeu melhorias no SUS e valorização dos profissionais de saúde.

Lista sêxtupla

A OAB-GO realiza sessão pública do Conselho Seccional de Goiás, na quarta-feira (28), às 9h, para a formação da lista sêxtupla para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), na vaga reservada ao quinto constitucional da advocacia.

Eleição

Estão convocados a participar da sessão, os 41 conselheiros titulares, cinco diretores GO e os conselheiros natos, além dos 22 candidatos inscritos. A lista, com os seis nomes mais votados, será encaminhada ao TJGO, que a reduzirá a três nomes. A escolha final caberá ao governador Ronaldo Caiado.

Ouça a edição anterior da coluna Sagres em Off:

Mais lidas:

Leia também: