O projeto Campanha Vidro Solidário incentiva a reciclagem de vidro plano e converte o material coletado em dinheiro para o Banco de Alimentos em Santa Catarina. 

A iniciativa é uma ação conjunta do Banco de Alimentos do estado, Associação Catarinense das Empresas Vidreiras (Ascevi), Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vidro e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Além disso, tem a produtora de embalagens de vidros Verallia, Catarina Vidros e Espelhos e Cristais de Santa Catarina (Sindicavidros).

O foco do projeto é aumentar a reciclagem de vidro em Santa Catarina e contribuir com o trabalho do Banco de Alimentos. Pois o Banco distribui alimentos gratuitamente para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os alimentos são doações de entes públicos e privados.

Ideia do projeto

A campanha começou neste mês de março com a coleta de vidro plano, como janelas, espelhos e box de banheiro. Assim, a empresa Catarina Vidros irá disponibilizar caçambas para coleta de vidraçarias associadas da Ascevi e Sindicavidros. 

Depois disso, então, o material coletado será pesado e convertido em dinheiro para o Banco de Alimentos comprar alimentos, que serão enviados para escolas, asilos, lares de excepcionais e associações de bairros. 

Desta forma, as empresas e entidades envolvidas na campanha esperam incentivar a reciclagem de vidro, engajar o setor empresarial na causa, educar para o  reaproveitamento do insumo e difundir um caráter social, ambiental e solidário no setor no estado de Santa Catarina.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.

Leia mais: