O ano letivo começou, nesta quarta-feira (19), para todos os alunos da rede estadual de educação. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), todas as escolas já estão preparadas para receber os estudantes com itens como tapete sanitizante, álcool em gel e medidores de temperatura.

Para a secretária Fátima Gaviolli, os cuidados sanitários neste retorno são fundamentais para a permanência dos alunos das escolas.

“As evidências estão aí para nos mostrar que as crianças não querem, não aprendem e não suportam mais as aulas remotas. Sabemos que o momento exige cautela, que a Covid não vai passar de uma hora para a outra. Precisamos colocar as nossas vidas dentro de um protocolo de biossegurança de volta àquilo que vamos chamar no nova normalidade”, disse Fátima.

A novidade para esse ano é o novo ensino médio que já começa a funcionar neste semestre. Os alunos agora podem escolher as áreas do conhecimento que possuem maior afinidade. Segundo a secretária, o novo modelo é visto com bons olhos e a expectativa é de que vai minimizar as dúvidas na hora de escolher qual faculdade os estudantes irão seguir.

“Em Goiás já são 367 escolas que vão adotar o novo modelo do ensino médio a partir de 2022. Os alunos poderão escolher uma trilha formativa que tem mais em comum com suas habilidades e competências, para que assim sejam menos susceptíveis a erros no momento de escolher em qual curso superior vão ingressar”, afirmou Fátima.

Confira a entrevista completa:

Leia mais: