Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis (Foto: Divulgação / Semad)

A vazão de água na estação de captação no Rio Meia Ponte, na região nordeste de Goiânia, foi de apenas 2.887 litros por segundo às 7 horas deste 12 de novembro. No mesmo dia e horário de 2018, a vazão registrada foi de 9 mil l/s. Essa redução drástica é consequência das chuvas irregulares neste ano. Nos 12 dias de novembro de 2019 choveu apenas 29 milímetros por segundo, contra 122 mm/s no mesmo período do ano passado. Além disso, as chuvas de 2018 começaram em 15 de agosto, mas neste ano a primeira chuva só caiu em 25 de setembro, depois de quatro meses sem chuva.

Em função dessa realidade a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) está em Estado de Atenção, quando planeja ações para mitigar os efeitos da pouca chuva no abastecimento no período seco no próximo ano. Nesta terça-feira (12) a Semad encerrou a Operação de Enfrentamento da Crise Hídrica do Meia Ponte, que fez a gestão da água durante o período sem chuvas.

A secretária Andréia Vulcanis informou à Sagres nesta quarta-feira (13) que há previsão de chuvas regulares no início de novembro e final de dezembro. Com isso ela acredita em normalização do sistema de recarga do manancial e do lençol freático na Bacia do Meia Ponte. Ainda assim, ela diz que a Semad planeja ações para a hipótese de uma emergência hídrica em 2020, que tende a ser pior do que a deste ano em função da redução das chuvas.

Andréia Vulcanis detalhou sobre a primeira estruturação de planejamento para 2020. “A primeira, nós obtivemos a decisão do governador, foi solicitar que a Saneago cadastre todo os produtores rurais que tem os barramentos na bacia, para que promova junto a eles toda a descarga de fundo; Solicitamos que a Saneago aproxime dos produtores e eles concordando, que façam o contrato de cessão de água no período de crise hídrica”, explicou. “Não é um processo rápido, a Saneago precisa contatar os produtores, identificar se essas barragens têm a vazão de fundo, como fazer água chegar no ponto de captação”.

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/712162780&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}