Falta pouco para começar um dos eventos mais esperados pelos brasileiros, a Copa do Mundo FIFA™, a partir de junho na Rússia. A reboque de um dos maiores eventos do mundo, com mais de 3 bilhões de expectadores ao redor do mundo em 2014, vemos marcas aproveitando a oportunidade para se aproximar dos corações dos consumidores.

Com o slogan “Tudo pela Seleção” o Guaraná Antarctica, marca de refrigerantes genuinamente brasileira, aposta na travessura como tom da campanha para a Copa do Mundo FIFA 18™, que vem com o título “Não gostou? Vai Reclamar com Papa… Ih, não, ele é argentino” as peças publicitárias assinadas pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi prometem suspender a exportação do produto, até o fim de julho, para 17 países que disputarão a Copa do Mundo FIFA 18™, como forma de mostrar total apoio a Seleção Canarinho.

Na lista da gaiatice estão Argentina, Alemanha, Bélgica, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra, Japão, Polônia, Suécia, Suíça, Austrália, Arábia Saudita, México, Peru e Uruguai.

A marca tem contrato com a Confederação Brasileira de Futebol desde 2002, quando o Brasil foi Pentacampeão, e desde então conta também com destaques da Seleção Brasileira como seus patrocinados, mais recentemente Gabriel Jesus.

Com o intuito de proteger a “fórmula mágica da brasilidade” dos adversários temporariamente, a marca se propõe a passar confiança e fortalecer ainda mais o elo entre o refrigerante mais brasileiro de todos, a seleção e seus torcedores.

De acordo com o diretor de Marketing do produto, Felipe Ghiotto, além da exportação do produto final, o envio de insumos para os países em que há fábrica própria também será suspenso até o fim de julho. “O abastecimento nesses locais durante o período depende do estoque de Guaraná  que cada país tem”, diz.

É pouco provável que falte o produto nas prateleiras hermanas, por exemplo, já que certamente foi feito um planejamento de estoque. Por outro lado(o principal), onde está o grande mercado do Guaraná Antarctica, bem aqui no Brasil, a campanha tem cheiro e forma mobilizadora, com grande potencial de agregar milhares de fãs.

A rádio Sagres 730 AM será a única emissora do Centro-Oeste com direitos de transmissão da Copa do Mundo, mostrando sinergia com a paixão do goiano pelo futebol e pela Seleção Brasileira, valorizando o jeito goiano de torcer.

Bruno Netto é CEO da BN54 Comunicação