O atendimento psicossocial online da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), foi um dos temas da programação Tom Maior desta quinta-feira (25). A Sagres TV convidou a assistente social Vanessa Peixoto Lima, e a psicóloga, Amanda Costa, ambas analistas psicossociais da Renapsi.

Amanda Costa explicou que, sem os atendimentos presenciais, o Chat de Escuta Humanizada tem sido uma ferramenta eficiente no acolhimento dos jovens e suas famílias impactados de diversas formas pela pandemia.

“Justamente pensando nesse momento em que não estamos tendo tanto contato com o jovem e com o intuito de tentar nos aproximar de uma forma possível a Renapsi desenvolveu esse chat que permite o acesso a todos os jovens que fazem parte do programa de aprendizagem a nível nacional. O chat tem o intuito de proporcionar um momento de escuta e acolhimento por que está sendo, para nós de maneira geral, um momento de muitos desafios”, esclareceu.

A psicóloga também explicou que além do Nasce, o Núcleo de Acompanhamento, Seleção e Encaminhamento do Jovem e Instituição, há outros departamentos dentro da instituição, inclusive o Ame, responsável por fazer o acompanhamento psicossocial dos jovens.

Padrões Alterados

Segundo a assistente social, Vanessa Peixoto, o acompanhamento voltado ao jovem e seus familiares, normalmente é realizado por meio de visitas domiciliares e encaminhamentos para rede, mas devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), esses procedimentos tiveram de ser alterados.

“O nosso acompanhamento está sendo todo através do telefone e os jovens que já eram acompanhados por nós continuam sendo, mas por telefone e via WhatsApp. Esses acompanhamentos ocorrem pelo nível de gravidade e podem ser realizados semanalmente, quinzenalmente é mensalmente. Os jovens do complemento alimentar, continuam sendo atendidos, pois nós sabemos que existem muitas famílias desempregadas e para essas questões relacionadas ao complemento alimentar nós continuamos fazendo as visitas, mas com todas as medidas adequadas. Nós não temos contato com os familiares, vamos até a porta do jovem e deixamos este complemento”, afirmou Vanessa.

Acompanhe na íntegra a entrevista com Amanda Costa e Vanessa Peixoto no Tom Maior desta quinta-feira (25) nos primeiros 23 minutos do video abaixo.