O nível de água do Rio Meia Ponte atingiu recentemente um ponto crítico, situação que pode colocar em risco o abastecimento de Goiânia.
Diante do quadro preocupante, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), tomou algumas medidas para reverter a situação e restabelecer a segurança hídrica da capital.
De acordo com o titular da Secima, Vilmar Rocha, as autorizações para a utilização da água do rio, por exemplo, vão ser revistas durante operações de fiscalização.
{mp3}Podcasts/2017/agosto/31/vilmar_rocha_1{/mp3}
Apesar do nível crítico dos reservatórios, o diretor de produção da Companhia de Saneamento do Estado de Goiás (Saneago), Marco Túlio de Moura, esclarece que o sistema está funcionando normalmente e não há risco de racionamento. Ele explica ainda porque o abastecimento foi interrompido temporariamente em alguns bairros.
{mp3}Podcasts/2017/agosto/31/marco_tulio_1{/mp3}
Uma das principais causas da diminuição do nível dos reservatórios é a seca. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, a estiagem só perderá força a partir da segunda quinzena de setembro.