Foto: Comunicação/VNFC
Na última semana, Brasília recebeu um fórum com presidentes de alguns clubes do futebol brasileiro, visando debater melhorias no esporte, incluindo discussões sobre tecnologia e direitos de transmissão para o exterior.
Ecival Martins, presidente do Vila Nova, foi o representante dos times da Série B. Em entrevista à Rádio Sagres 730, explicou a participação, ressaltando que considera como um primeiro passo para o desenvolvimento do futebol.
“Foi uma reunião na Câmara dos Deputados, com a finalidade de disutir uma situação tributária, pois algumas situações que serão votadas no Congresso afetam os clubes, entre elas, a tributação de jogadores. A receita entende que os clubes têm de pagar o Imposto de Renda. Entre outros temas, direitos de transmissão internacional também foram abordados, assim como nosso trabalho para que parte da receita (dos Jogos de Azar, que estão sendo discutidos) venham para o futebol, entre outras questões. Os presidentes de Flamengo, Corinthians, Cruzeiro e Atlético Paranaense representaram a Série A e nós, do Vila Nova, representamos os clubes da Série B. Estamos tentando nos organizar, enquanto associações, para trabalhar em conjunto e defender os interesses do futebol”.
O dirigente do Tigrão revelou que as conversas com os outros times da segunda divisão nacional ocorrem desde o ano passado, buscando união para participar de reuniões e vê evolução nesse quesito.
“A disputa dos clubes tem de ocorrer dentro do campo, mas fora dele temos de estar juntos para decidir o que é melhor. Desde o ano passado, venho conversando com os clubes, no sentido de nos juntarmos. Negociar de forma unilateral será sempre ruim para nós. Se a gente negociar enquanto uma associação, representando todos, o peso é totalmente diferente. Estamos em uma fase embrionária da montagem dessa associação e a maioria dos clubes entende que nós (do Vila Nova) temos a liderança para representar os times da Série B à frente desses desafios”.
De acordo com Ecival, o primeiro encontro foi positivo e outras reuniões irão acontecer, na primeira terça-feira de cada mês, sempre em Brasília.