A marca italiana ID.EIGHT cria desde 2020 tênis que tem resíduos de alimentos como matéria-prima. A empresa utiliza Piñatex, Vegea, BioVeg e Uppeal, subprodutos que têm compostos da indústria alimentícia, como casca e caroço de maçã, casca e caules de uva, sementes e folhas de abacaxi e biopolióis de milho. Os subprodutos são fabricados na Espanha e Itália.

A ID.EIGHT lançou seu primeiro modelo em 2020 depois de conseguir financiamento coletivo para a marca. De lá para cá, a marca do coreano Dong Seon Lee e da italiana Giuliana Borzill lançaram três coleções de tênis que tem uma pegada fashionista e ao mesmo tempo sustentável. 

Conforme a marca, os tênis tem 87% de materiais recicláveis. Pois além dos resíduos de frutas, ela também utiliza lycra, borracha e malha recicladas. Além disso, a marca recolhe os tênis ao fim de sua vida útil e os destina para outras atividades como construção de pisos e parques infantis.

Identidade sustentável

O nome da marca remete a ideia identidade e infinito e incorpora a ideia de desenvolvimento sustentável. Ela descreve seus produtos como eco-sustentáveis, mas não deixa de se preocupar com o design fashion, que é inspirado nos anos 90.

Foto: ID.EIGHT

A preocupação com a sustentabilidade segue com a marca até o cliente, pois ela prioriza ao máximo entregas em bicicletas e veículos elétricos para emitir menos CO2 e o produto chega ao cliente embrulhado em papel parcialmente reciclado e em envelopes feitos de bioplástico compostável.

*Com informações do portal CicloVivo

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.

Leia mais: