Atlético Clube Goianiense não possui um retrospecto favorável diante do Grêmio em Porto Alegre. No entanto, o Dragão eliminou o Imortal na 2ª fase da Copa do Brasil 2008, no antigo Estádio Olímpico. De acordo com o Futebol de Goyaz e Suas Histórias, o Rubro-Negro venceu apenas uma vez o Tricolor, perdeu 5 e empatou duas em Porto Alegre.

Leia também:

Apesar do retrospecto desfavorável, um jogo em especial é marcante para o Atlético-GO. Depois que venceu em Goiânia por 2 a 1, o Dragão foi a Porto Alegre enfrentar o Grêmio na volta. Roger abriu o placar para o Imortal. O goleiro Márcio, de falta, deixou tudo igual, mas William Magrão marcou e levou a decisão para os pênaltis.

Na marca da cal, o Imortal converteu com Roger, Paulo Sérgio e Eduardo Costa, enquanto que Lindomar, Ari, Juninho e Márcio fizeram os gols da classificação do Rubro-Negro. O camisa 1 do Dragão, além de marcar de falta no tempo normal e converter um pênalti, defendeu a cobrança de Tadeu.

Ainda conforme o Futebol de Goyaz, a única vitória do Atlético-GO sobre o Grêmio foi pelo Campeonato Brasileiro Série A 1980, por 1 a 0. Além disso, foi a primeira vez que os goianos e os gaúchos se enfrentaram na história. Pelo lado do Tricolor, Baltazar estava em campo, que também fez história com a camisa rubro-negra.

Retrospecto geral

– 15 jogos
– 3 vitórias do Atlético-GO (13 gols)
– 8 vitórias do Grêmio (20 gols)
– 4 empates

Grêmio e Atlético-GO se enfrentam neste domingo (4/7), às 20h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

Junior Kamenach é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão do coordenador de esportes Charlie Pereira.