São Paulo e Atlético Clube Goianiense jogam, nesta quinta-feira (27), pela sétima vez no Estádio do Morumbi e, de acordo com o site Futebol de Goyaz, o Dragão nunca venceu no local. Assim, dos sete jogos na capital paulista, o São Paulo venceu cinco e houve dois empates.

Leia também: Willian Maranhão acredita que jogo do Atlético-GO com o São Paulo será diferente da Sul-Americana

No último encontro entre São Paulo e Atlético-GO, que foi exatamente no Morumbi, os paulistas venceram por 2 a 0, pela semifinal da Copa Sul-Americana. O placar forçou decisão por pênaltis, vencida pelos donos da casa, que conseguiram eliminar o Dragão e ir à final da competição.

Do mesmo modo, o São Paulo venceu o Atlético-GO por 2 a 1 na primeira vez que jogaram na capital paulista. Dagoberto e Xandão marcaram para os donos da casa, enquanto que Juninho anotou pelo lado Rubro-Negro.

Os empates ocorreram pela Série A de 2011 e 2017, ambos por 2 a 2. No primeiro, Rhodolfo e Rivaldo balançaram as redes pelo lado paulista e, Bida e Anselmo garantiram o empate. No outro empate, Lucas Pratto abriu o placar para o São Paulo, Niltinho empatou, Marcinho recolocou o Tricolor na frente, mas Everaldo deixou tudo igual de novo.

A primeira vez em que se enfrentaram na história foi em Goiânia, ainda conforme o Futebol de Goyaz, um amistoso em 1958, no Olímpico, e o Atlético-GO venceu por 1 a 0. Em jogo oficial, o primeiro duelo ocorreu somente em 1980, pelo Campeonato Brasileiro. No Serra Dourada, as equipes empataram em 0 a 0.

Na oportunidade, o técnico atleticano era José Calazans, que escalou: Valdir Papel; Chiquito, Modesto, Wilson Sorriso e Nelson Peninha; Celso, Maurinho (Genau) e Valtair; Luiz Poiâni, Silva e Bugre (Silvinho).

Pelo Campeonato Brasileiro, Atlético-GO e São Paulo se enfrentaram 14 vezes, com quatro triunfos do Dragão, seis do Tricolor e quatro empates. O primeiro jogo foi o 0 a 0 em 1980, no Serra Dourada, mencionado anteriormente. A última partida pelo torneio foi em 2022, pelo 1º turno, no Accioly, e os paulistas ganharam por 2 a 1.

Retrospecto geral

– 18 jogos
– 06 vitórias do Atlético-GO (23 gols)
– 08 vitórias do São Paulo (26 gols)
– 04 empates