O Atlético Clube Goianiense busca, neste domingo (4), vencer o Atlético-MG pela segunda vez seguida do Antônio Accioly. De acordo com o site Futebol de Goyaz, são 11 partidas entre os times quando o Dragão é mandante, com duas vitórias rubro-negras, oito do Galo e um empate.
A primeira partida entre Atlético-MG e Atlético-GO em Minas foi pelo Campeonato Brasileiro Série A de 1980. O Galo venceu por 3 a 1, no Mineirão, com dois gols de Eder Aleixo e um de Pedrinho Gaúcho. Valtair descontou para o Dragão. O técnico do time mineiro era Procópio Cardoso, que em 1993 treinou o Goiás Esporte Clube.
Do mesmo modo, o Atlético-MG venceu o Atlético-GO no último jogo entre eles, no Independência, mas dessa vez por 2 a 0 gols de Marlon Freitas, contra, e Hulk. Os únicos dois empates registrados entre as equipes, com mando do Galo, foram por 2 a 2, um em 2011, na Arena Jacaré, e outro em 2012, no Independência, palco do duelo deste sábado.
Pelo Campeonato Brasileiro Série A, são 15 partidas entre Atlético-MG e Atlético-GO, com dez vitórias do Galo, duas do Dragão e três empates. A primeira pelo torneio foi em 1980, no Serra Dourada, com triunfo dos alvinegros por 2 a 0, gols de Palhinha e Eder Aleixo. Nesse ano, o time mineiro foi vice-campeão brasileiro, sendo derrotado na final pelo Flamengo.
Sob o comando de José Calazans, o Rubro-Negro foi a campo no 4-3-3 com: Itamar; Chiquito, Modesto, Wilson Sorriso e Nelson Peninha; Celso, Alexandre Bueno e Luiz Poiâni; Gilberto, Alcino (Silvinho) e Silva (Bugre).
Na Arena Independência, são apenas duas partidas, com uma vitória dos mandantes, por 3 a 2 em 2017, e o empate por 2 a 2 em 2012, já mencionado acima. Sendo assim, as equipes se enfrentaram no local neste sábado apenas pela terceira vez no confronto.
Agora analisando o retrospecto geral, com todos os mandos e estádios, o Atlético-MG tem ampla vantagem. O primeiro jogo da história foi um amistoso em 1954, no Olímpico, em que o Galo goleou por 5 a 1.
Em partidas oficiais, por algum campeonato, as equipes entraram em campo pela primeira vez em 1970, no Olímpico, pelo Torneio Antônio Accioly, e os mineiros venceram por 4 a 1, gols de Lola, Lacy, Beto e Dadá Maravilha, que posteriormente vestiu a camisa do Goiás em 1983. Esta foi a final do Torneio Antônio Accioly de 1970, que também contou com a participação de Goiás e Vila Nova Futebol Clube.
Retrospecto geral
– 19 jogos
– 02 vitórias do Atlético-GO (24 gols)
– 14 vitórias do Atlético-MG (49 gols)
– 3 empates