O Atlético Clube Goianiense tenta, neste domingo (24), voltar a vencer o Botafogo em casa. De acordo com o site Futebol de Goyaz, o último triunfo do Dragão sobre o Fogão como mandante foi pelo Campeonato Brasileiro Série A de 2011, há 11 anos. O atacante Felipe marcou os dois gols da vitória por 2 a 0, no Estádio Serra Dourada.

Leia também: Atlético-GO acerta demissão de preparador de goleiros

Nessa partida, o técnico rubro-negro era Hélio dos Anjos, que mandou a campo: Márcio (Roberto); Rafael Cruz, Leonardo, Paulo Henrique e Thiago Feltri; Pituca, Marino, Ernandes e Bida (Dodó); Felipe (Marcão) e Anselmo. Os destaques do time carioca eram o goleiro Jefferson, o zagueiro Antônio Carlos, que já defendeu o Dragão, Felipe Menezes, ex-Goiás, e Loco Abreu.

Em 2011, Atlético-GO e Botafogo terminaram em 13º e 9º lugar, respectivamente, ambos se classificando para a Copa Sul-Americana do ano seguinte. Aliás, foi a primeira competição continental do Dragão.

De lá pra cá, o Atlético-GO recebeu o Botafogo mais quatro vezes, com uma derrota e três empates. A primeira vez que as equipes se enfrentaram em Goiânia foi pela Série A de 2010, ano de estreia dos goianos na competição nacional. O Fogão venceu por 2 a 0, gols de Somália e Jobson, no Serra Dourada.

René Simões era o técnico do Atlético-GO e escalou: Márcio; Victor Ferraz, Daniel Marques, Welton Felipe e Thiago Feltri (Chiquinho); Pituca, Ramalho, William (Marcão) e Anaílson (Pedro Paulo); Carlinhos Bala e Rodrigo Tiuí. Na Série A de 2010, o Rubro-Negro se salvou na última rodada e escapou do rebaixamento em 16º, empatando com o Vitória (BA) por 0 a 0 em Salvador. Já o Botafogo foi o 6º.

A última vez que os times se enfrentaram em Goiânia foi pelo Brasileirão de 2020, no Estádio Olímpico. Victor Luís, cobrando pênalti, abriu o placar para os visitantes, mas Hyuri empatou e o jogo terminou 1 a 1. No final do campeonato, os cariocas acabaram rebaixados na lanterna da competição, 20º lugar.

Vale ressaltar que o jogo deste domingo será o primeiro entre Atlético-GO e Botafogo no Estádio Antônio Accioly. Confira os números gerais do retrospecto:

Retrospecto geral

– 12 jogos
– 03 vitórias do Atlético-GO (13 gols)
– 05 vitórias do Botafogo (20 gols)
– 04 empates