Atlético Clube Goianiense tenta, neste sábado (09), repetir o próprio feito de 2020 e 2021, quando venceu o Flamengo nas duas oportunidades em Goiânia. Era a 2ª rodada, mas o time carioca, atual campeão brasileiro, fazia sua estreia no campeonato. Por outro lado, o Dragão, que estava vindo de um acesso da Série B.

Leia também: Umberto Louzer afirma que vitória contra Flamengo pode mudar o patamar do Atlético-GO no Brasileirão

Apesar disso, o Atlético-GO não tomou conhecimento do Flamengo e abriu o placar aos 14 minutos de jogo, com Hyuri. Em seguida, ainda no primeiro tempo, Jorginho, de fora da área, ampliou. Por fim, no segundo tempo, Gustavo Ferrareis deu números finais ao jogo com um golaço: 3 a 0.

Em 2021, pela última rodada do Brasileirão, o triunfo atleticano foi no Antônio Accioly. Lucão fez o primeiro, já na reta final, aos 36 minutos do segundo tempo. Ainda sobrou tempo para Toró deixar o dele, aos 47 da etapa final, e fechar em 2 a 0.

Entretanto, o Flamengo leva vantagem sobre o Atlético-GO nos jogos em Goiânia. De acordo com o site Futebol de Goyaz, são 7 vitórias dos cariocas contra duas dos goianos, além de 2 empates. A primeira partida entre as equipes na capital goiana ocorreu em 1959, um amistoso no Estádio Olímpico, vencido pelo Mengão por 6 a 0, gols de Luiz Carlos, duas vezes, Adalberto, Henrique, Dida e Paulinho, que anotou contra.

Pela Série A do Campeonato Brasileiro, Atlético-GO e Flamengo se enfrentaram em 14 partidas: o Dragão venceu 3 e fez 14 gols. Já o Mengão ganhou 8 e marcou 19 vezes, além de 3 empates.

O primeiro jogo entre as equipes na primeira divisão foi em 1986, no Maracanã, com vitória dos mandantes por 2 a 1. Palhinha abriu o placar para os visitantes, mas Gilmar, duas vezes, virou o jogo. Depois dessa partida, os times foram se encontrar somente em 2010, 24 anos depois, com a volta do Dragão à Série A.

Retrospecto geral

– 19 jogos
– 03 vitórias do Atlético-GO (17 gols)
– 12 vitórias do Flamengo (36 gols)
– 04 empates