O Atlético Clube Goianiense busca, neste domingo (26), vencer o Ceará pela quarta vez no Castelão (CE). De acordo com o site Futebol de Goyaz, são sete partidas entre Vozão e Dragão no estádio, com três triunfos rubro-negros e apenas um alvinegro, além ainda de três empates.

Leia também: Barcia acerta saída do Atlético-GO e destino deve ser time da Série B

A única vitória do Ceará sobre o Atlético-GO no Castelão ocorreu na primeira vez em que se enfrentaram. Pelo Campeonato Brasileiro Série B, o Vozão bateu o Dragão por 1 a 0, gol de Misael. Já o último encontro entres as equipes no estádio foi um 0 a 0 pelo Brasileirão do ano passado.

Considerando outros estádios, mas ainda o Ceará como mandante, a vantagem continua do Atlético-GO. Conforme o Futebol de Goyaz, além das outras sete partidas no Castelão, Vozão e Dragão jogaram duas vezes no Presidente Vargas (PV), 1 a 1 pela Série A de 2011 e 2 a 0 para os cearenses na Série B de 2015.

Filtrando por jogos na primeira divisão, Ceará e Atlético-GO se enfrentaram oito vezes, com uma vitória dos alvinegros, duas dos rubro-negros e cinco empates. O primeiro duelo pelo torneio foi um 0 a 0 em 2010, no Castelão. Da mesma forma, as equipes empataram na última partida pela Série A e no geral, desta vez 1 a 1, em 2021, no Antônio Accioly.

No geral, a vantagem continua para os atleticanos. Ainda segundo o Futebol de Goyaz, o primeiro Atlético-GO e Ceará da história foi em 1973, um torneio amistoso chamado Rubens Vieira Guerra. Era semifinal e o Dragão ganhou por 2 a 0 para decidir o título com o Vila Nova Futebol Clube, vencido pelos colorados nos pênaltis. O Goiânia Esporte Clube também participou da competição.

Em uma partida oficial, Atlético-GO e Ceará duelaram pela primeira vez na Série B de 1987. O Rubro-Negro venceu por 1 a 0, no Serra Dourada, gol de Waldir Dias. O técnico Cláudio Duarte escalou os goianos de: Leonetti; Clóvis, Ferreira, Serginho e Célio Gaúcho; Murilo, Marçal (Pedro Verdum) e Valdeir; Zé Henrique (Reinaldo), Waldir Dias e William.

Retrospecto geral

– 20 jogos
– 08 vitórias do Atlético-GO (24 gols)
– 05 vitórias do Ceará (20 gols)
– 07 empates