Atlético Clube Goianiense busca, nesta quinta-feira (1º), manter a vantagem sobre o São Paulo nos jogos disputados em Goiânia. De acordo com o site Futebol de Goyaz, são dez partidas na capital goiana, com cinco vitórias do Dragão, três do Tricolor e dois empates.

Leia também: Shaylon acredita em nova motivação com Eduardo Baptista e projeta reencontro com São Paulo

A primeira vez em que se enfrentaram na história foi em Goiânia, ainda conforme o Futebol de Goyaz, um amistoso em 1958, no Olímpico, e o Atlético-GO venceu por 1 a 0. Em jogo oficial, o primeiro duelo ocorreu somente em 1980, pelo Campeonato Brasileiro. No Serra Dourada, as equipes empataram em 0 a 0.

Nesse estádio, que será o palco da partida desta quinta, Atlético-GO e São Paulo se enfrentaram cinco vezes, com duas vitórias goianas, uma paulista e dois empates. O último jogo no Serra Dourada foi pelo Brasileirão de 2017, com triunfo tricolor por 1 a 0, gol de Hernanes.

Na oportunidade, o técnico atleticano era José Calazans, que escalou: Valdir Papel; Chiquito, Modesto, Wilson Sorriso e Nelson Peninha; Celso, Maurinho (Genau) e Valtair; Luiz Poiâni, Silva e Bugre (Silvinho).

Já no último encontro, também em Goiânia, apesar da vantagem rubro-negra, deu São Paulo. No Accioly, os visitantes venceram por 2 a 1, pela 15ª rodada da Série A deste ano. Luciano, duas vezes, marcou para os paulistas, enquanto Marlon Freitas anotou para os donos da casa.

Essa é a primeira vez que Atlético-GO e São Paulo disputam um jogo pela Copa Sul-Americana e em um confronto direto de mata-mata. No histórico, os times haviam se enfrentado apenas pelo Campeonato Brasileiro e amistosos. No geral, a vantagem é tricolor.

Retrospecto geral

– 16 jogos
– 5 vitórias do Atlético-GO (20 gols)
– 7 vitórias do São Paulo (23 gols)
– 4 empates