O Goiás Esporte Clube não vence o Atlético-MG fora de casa há oito anos, de acordo com o site Futebol de Goyaz. A última vitória foi pelo Brasileirão de 2014, quando ganhou por 1 a 0 no Independência, em Belo Horizonte (MG), gol de David.

Leia também: Com novidades, Goiás encerra preparação para jogo com o Atlético-MG; confira prováveis escalações

No Mineirão, palco do jogo deste sábado (20), o jejum é maior: a última vitória do Goiás sobre o Atlético-MG no estádio foi em 2009, há 13 anos. Na oportunidade, Iarley marcou o gol do triunfo esmeraldino por 1 a 0.

Ainda conforme o Futebol de Goyaz, são 27 jogos entre Atlético-MG e Goiás em Minas Gerais, com 15 vitórias do Galo, cinco do Verdão e sete empates. No Mineirão, são 18 partidas, dez triunfos dos mineiros, quatro dos goianos e quatro resultados iguais.

Em 1974, Atlético-MG e Goiás se enfrentaram pela primeira vez com mando dos alvinegros. O jogo foi pela 1ª Fase do Campeonato Brasileiro daquele ano e o Galo de Telê Santana venceu por 3 a 1, de virada, gols de China, duas vezes, e Getúlio. Lucinho anotou para o Verdão.

Sob o comando de Dino Sani, o Esmeraldino jogou com: Lumumba; Cláudio, Macalé, Alexandre Neto e Gilson; Matinha e Tuíra (Reinaldo); Ulisses, Paghetti, Lucinho e Reis.

O último jogo entre as equipes em Minas Gerais deu Atlético-MG também, 3 a 0 sobre o Goiás, no Mineirão, pela Série A de 2020, gols de Keno, Nathan e Marrony.

Pelo Campeonato Brasileiro, as equipes duelaram em 46 jogos, com 21 vitórias do Atlético-MG, 12 do Goiás e 13 empates. A primeira vez que se enfrentaram pelo torneio foi em 1973, no Olímpico, em Goiânia, e os mandantes venceram por 3 a 1, com um gol de Lincoln e dois de Paghetti. Campos fez para os visitantes.

A primeira partida entre Goiás e Atlético-MG foi em Goiânia, em 1970, pelo Torneio Antônio Accioly. Jogando no Olímpico, o Galo, que contava no time com Dadá Maravilha, venceu por 1 a 0, gol de Lacy. O Verde foi a campo com: Chicão; Aleixo, Paulo, Japonês (Zé França) e Alexandre Neto; Franklin e Garrincha; Sinval, Rinaldo (Arinos), Tuíra e Serginho.

Já o último jogo entre os times foi pela Série A deste ano, no 1º turno. Goiás e Atlético-MG empataram por 2 a 2, no Estádio Hailé Pinheiro. Hulk abriu o placar, mas Apodi deixou tudo igual no início do segundo tempo. Quase que em seguida, Vargas recolocou o Galo em vantagem, porém Élvis, cobrando pênalti, empatou de novo para o Verdão e deu números finais ao encontro.

Retrospecto geral

– 62 jogos
– 18 vitórias do Goiás (79 gols)
– 25 vitórias do Atlético-MG (89 gols)
– 19 empates