Goiás Esporte Clube e Criciúma farão, nesta quinta-feira (17), o quarto confronto entre eles na Copa do Brasil. De acordo com o site Futebol de Goyaz, das 3 vezes que se enfrentaram anteriormente, o Tigre catarinense levou a melhor duas vezes e o Verdão passou de fase uma.

Leia também: Goiás já tem orçamento para construção de um novo tobogã no Estádio Hailé Pinheiro

No primeiro duelo entre as equipes, o Goiás eliminou o Criciúma. Era a semifinal da Copa do Brasil de 1990, edição inclusive que o Verdão por pouco não levou o caneco, sendo vice-campeão para o Flamengo. Na partida de ida, no Heriberto Hulse, os catarinenses venceram por 1 a 0, com gol de Jairo Lenzi aos 45 minutos do segundo tempo.

Para o jogo da volta, a torcida esmeraldina lotou o Serra Dourada, colocando 41.788 pessoas no estádio para empurrar o Goiás em busca da vaga. E deu certo: aos 31 minutos de jogo, Luvanor marcou o gol da vitória do Verdão, levando a decisão para os pênaltis. Na marca da cal, o Esmeraldino venceu por 3 a 1 e se classificou à final do torneio.

Sebastião Lapola, técnico do Goiás, escalou o time com: Eduardo; Cláudio Gomes, Boni, Jorge Batata (Richard) e Lira; Dalton, Fagundes e Luvanor; Niltinho, Túlio Maravilha e Agnaldo (Cacau).

Entretanto, o troco do Criciúma veio no ano seguinte, nas quartas de final da Copa do Brasil de 1991, aliás edição vencida pelo Tigre. No jogo de dia no Serra Dourada, um empate em 0 a 0. Na volta, no Heriberto Hulse, vitória dos catarinenses por 3 a 0, gols de Jairo Lenzi, Gélson e Grizzo, todos no primeiro tempo. Na sequência do torneio, o Tigre, que contava com Luiz Felipe Scolari, o Felipão como técnico, eliminou o Remo na semifinal e foi campeão sobre o Grêmio.

Cinco anos se passaram e Goiás e Criciúma se encontraram mais uma vez na Copa do Brasil, pela 1ª fase de 1996. Na ida deu Verdão por 2 a 1, com dois gols de Evandro. Luís Carlos Oliveira anotou para os visitantes. O técnico esmeraldino, Othon Valentim, mandou a campo: Kléber; Túlio, Márcio Goiano, Richard e Ronildo; Reidner, Romeu, Lúcio e Evandro; Alex Dias (Marcelo Batista) e Dill.

Na volta, de novo no Heriberto Hulse, o Criciúma venceu o Goiás mais uma vez por 3 a 0. Luís Carlos Oliveira, que marcou na ida, abriu o placar aos 24 minutos de jogo. Na etapa final, Índio e novamente Luís Carlos Oliveira deram números finais à partida, aos 25 e 36 minutos, respectivamente. Confira o retrospecto geral, com todos os campeonatos e mandos de campo:

Retrospecto geral

– 29 jogos (desde 1988)
– 08 vitórias do Goiás (22 gols)
– 14 vitórias do Criciúma (44 gols)
– 07 empates

Você confere todos os detalhes da partida desta quinta na cobertura do Sistema Sagres de Comunicação.