Grêmio e Vila Nova Futebol Clube se enfrentam, nesta sexta-feira (2), pela terceira vez no Campeonato Brasileiro Série B. De acordo com o site Futebol de Goyaz, as equipes haviam duelado em dois jogos pelo torneio: no 1º turno deste ano, um empate sem gols no Serra Dourada, e em 2005.

Leia também: Os obstáculos na caminhada do Vila Nova

Na oportunidade, Vila Nova e Grêmio também empataram por 0 a 0, no antigo Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS). Roberto Fernandes, então técnico colorado, escalou: Michel Alves; Marquinhos Paraná, Vítor, Accioly e Marcos Paulo; Itaqui (Andrezinho), Fábio Bahia, Heleno e Valdeir (Tim); Wando e Paulinho Kobayashi (Alexandre).

Já a primeira vez em que Vila Nova e Grêmio jogaram foi em 1970, no Olímpico, em Goiânia, pela final do Torneio Domingos Garcia Filho, que contou também com as participações de Atlético Clube Goianiense e Goiás Esporte Clube. O Tricolor venceu o Tigrão por 2 a 0 e foi campeão da competição.

A única vitória do Vila Nova sobre o Grêmio no confronto ocorreu em 1999, pela Copa do Brasil do mesmo ano, no Serra Dourada. Era a partida de ida da 2ª Fase e os colorados abriram 2 a 0 com Moisés e Anderson Barbosa. Zé Afonso descontou para os visitantes. Entretanto, os gaúchos passaram de fase após vencer a volta por 4 a 2.

Nesse jogo, o técnico vilanovense era Tata, que mandou a campo: Harlei; Moisés, Wladimir, Leonardo Valença e Carlos Eduardo; Donizete, Cléber Goiano (Luciano Goiano), Cacá e Verona (Reinaldo Aleluia); Sabino (Luizão) e Anderson Barbosa.

Em jogos com mando do Grêmio, foram duas vitórias gaúchas (4 a 2 em 1999 e 3 a 1 em 2005, ambas pela Copa do Brasil), e o empate por 0 a 0 na Série B, já citado acima. Todas essas partidas foram disputadas no Olímpico, então será a primeira vez do Vila Nova no novo estádio tricolor, a Arena do Grêmio.

Retrospecto geral

– 9 jogos
– 1 vitória do Vila Nova (7 gols)
– 4 vitórias do Grêmio (13 gols)
– 4 empates