Juventude 4×3 Vila Nova em 2008 (Foto: Juan Barbosa)

Vila Nova e Juventude fazem, neste sábado (20), um confronto importante no Estádio Serra Dourada. Um, na briga por uma vaga no G4 da Série B; o outro, tentando escapar da zona de rebaixamento da competição. No entanto, esta não é a única partida importante entre as duas equipes. Há dez anos, o time gaúcho foi “pedra no sapato” do Vila Nova.

Vice-líder do Campeonato Brasileiro da Série B na 26º rodada, o Colorado foi à Caxias enfrentar o Juventude em busca de uma vitória para se aproximar do inédito acesso à Série A do ano seguinte. Contudo, em um jogo histórico, acabou saindo derrotado do Estádio Alfredo Jaconi.

Na ocasião, o Tigre era comandado por Givanildo Oliveira e abriu 2 a 0 no placar com gols de Fernandinho aos 18 minutos e Wando aos 20 do primeiro tempo. Também na etapa inicial, Cris descontou para o time da casa. Após o intervalo, 11 minutos do segundo tempo, Caíco ampliou para o time goiano.

O jogo parecia decidido, mas não para o time comandado por Ivo Wortmann. Mendes Baiano, duas vezes, empatou a partida e, aos 45 minutos do segundo tempo, o atacante Shcwenk virou para o Juventude: 4 a 2.

Apesar da derrota, o Vila Nova conseguiu se manter no segundo lugar da Série B e, pela 12º rodada consecutiva, entre os quatro primeiros colocados.

Escalações

Juventude: Michel Alves; Marcelo Costa, João Leonardo, Cris e Elvis; Walker (Xuxa), Juan Perez (Bruno), Lauro e Abedi; Maycon (Schwenck) e Mendes. Técnico: Ivo Wortmann.

Vila Nova: Max; Osmar, Carlinhos, Luiz Carlos e Fernandinho; Soares, Álisson, Guilherme e Caíco (Amaral); Vando (Bruno Batata) e Pedro Júnior. Técnico: Givanildo Oliveira.

Retrospecto geral

Vila Nova e Juventude defendem um retrospecto bastante equilibrado. Segundo informações do site Futebol de Goyaz, as duas equipes se enfrentaram em apenas sete oportunidades, com duas vitórias para cada e três empates. Equilíbrio até no número de gols marcados: cada equipe balançou a rede adversária em sete oportunidades.

No primeiro turno, mesmo jogando fora de casa, o Vila Nova levou a melhor: vitória por 1 a 0 no Alfredo Jaconi, gol marcado pelo atacante Reis aos 40 minutos do primeiro tempo.