O Vila Nova Futebol Clube visita o Vasco da Gama, nesta sexta-feira (08), em sua estreia no Campeonato Brasileiro Série B. De acordo com o site Futebol de Goyaz, Gigante da Colina e Tigrão se enfrentaram 7 vezes no Rio de Janeiro, com 6 triunfos dos cariocas e apenas um dos goianos.
Leia também: Vem aí a Série B do Brasileirão e a cobrança é pelo acesso no Vila Nova
A única vitória colorada sobre o time vascaíno na Cidade Maravilhosa foi em 2016, também pela Série B, 22ª rodada. Maguinho, atualmente no Goiás, abriu o placar para os visitantes logo aos 6 minutos de jogo. Aos 20, Moisés ampliou para 2 a 0. Na etapa final, Douglas Luiz, hoje jogador do Aston Villa e da Seleção Brasileira, descontou, mas não evitou a derrota. Na oportunidade, o Cruzmaltino era o líder da competição.
Nesse jogo, o Vila Nova de Guilherme Alves jogou com Saulo, Maguinho, Guilherme Teixeira, Vinícius Simon, Roger, Reginaldo, Fagner, Victor Bolt, Jean Carlos, Moisés e Patrick Leonardo. Será a segunda estreia seguida do Colorado na Série B contra um time carioca. Em 2021, o time empatou em 1 a 1 com o Botafogo no Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA). O gol colorado foi marcado pelo lateral-esquerdo Willian Formiga.
Em um dos jogos entre Vasco e Vila Nova no Rio, as equipes jogaram no Maracanã, pela Série A de 1981. O Cruzmaltino de Zagallo ganhou com gols de Roberto Dinamite e César, duas vezes, enquanto que Valdo marcou o gol vilanovense.
Sob o comando de Jorge Vitório, o Vila Nova jogou com Gabriel, Valdo, Góes, Roberto Oliveira, Cândido, Roberto Chaves, Erivelto, Zé Ronaldo, Luizinho, Roberto Bombinha e Paulinho.
Partidas entre Vasco e Vila Nova no RJ:
- Vasco 2×0 Vila – Série A de 1977;
- Vasco 3×1 Vila – Série A de 1981;
- Vasco 2×0 Vila – Copa do Brasil de 1998;
- Vasco 4×1 Vila – Série B de 2009;
- Vasco 3×1 Vila – Série B de 2014;
- Vasco 1×2 Vila – Série B de 2016;
- Vasco 1×0 Vila – Série B de 2021.
Pela Série B, são 8 partidas entre as equipes na história, com 5 vitórias vascaínas (16 gols), duas vilanovenses (8 gols) e 1 empate, curiosamente ocorrido na última vez em que se enfrentaram, um 2 a 2 no OBA.
Com todos os mandos de campos, Vila Nova e Vasco se enfrentaram pela primeira vez em 1959, em um amistoso no Estádio Olímpico. Pacoti, duas vezes, e Delém marcaram para os cariocas na vitória por 3 a 2, enquanto Dica e Mazinho fizeram para os goianos.
Teodorico, técnico do Vila Nova, escalou na formação 2-3-5 (comum à época): Jocelin; Hélio (Sérgio) e Canhoto (Pedrinho); Neném, Tido e Donato; Henrique, Gibrair, Zezinho, Dica e Mazinho (Rodolfo). A curiosidade fica por conta de dois jogadores que atuaram pelo Vasco: o goleiro Barbosa, conhecido pela Copa do Mundo de 1950, e o zagueiro Brito, tricampeão pela Seleção Brasileira em 1970.
Retrospecto geral
– 21 jogos
– 03 vitórias do Vila Nova (19 gols)
– 14 vitórias do Vasco (40 gols)
– 04 empates