Na última temporada, o Vila Nova Futebol Clube bateu o Remo na decisão do Campeonato Brasileiro Série C e faturou o terceiro título da competição. Nesta quinta-feira (8/7), as equipes voltam a se enfrentar, agora pela Série B. Assim, a Sagres relembra a final no retrospecto entre Tigrão e Leão.

Leia também:

Pela primeira vez em formato diferente, Vila Nova e Remo fizeram a final da Série C após conseguirem subir para a Série B como líderes de seus respectivos grupos de acesso. Dessa maneira, fizeram a final, com o segundo jogo em Belém, já que o time do Pará possuía melhor campanha.

Logo no jogo de ida, o Tigrão não tomou conhecimento do adversário e goleou o Leão por 5 a 1, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga. Apesar disso, Gilberto Alemão abriu o placar logo no início para os paraenses. Ainda no primeiro tempo, Talles empatou e virou para os colorados. Sobrou tempo para Alan Mineiro marcar de falta no final da primeira etapa e ampliar. No segundo tempo, Henan marcou o 4º e o 5º gol e deu números finais à goleada vilanovense sobre o Remo.

No jogo da volta, no Estádio Mangueirão, em Belém, o Vila Nova venceu novamente. Felipe Gedoz abriu o placar para o Leão, mas não houve tempo para comemorar. Em seguida, Alan Mineiro deixou tudo igual. Lucas Siqueira tornou a deixar o Remo na frente.

Contudo, o Vila novamente agiu rápido e empatou com gol contra do zagueiro Mimica. No final do jogo, o defensor jogou contra o próprio patrimônio de novo e deu a vitória ao Tigrão. Vila Nova tricampeão da Série C.

Retrospecto geral

De acordo com o Futebol de Goyaz e Suas Histórias, o Tigrão venceu quatro jogos e perdeu quatro para o Leão. Além disso, as equipes empataram em seis partidas jogando.

Conforme o Futebol de Goyaz, Vila Nova e Remo empataram por 1 a 1 no antigo Estádio Olímpico, em Goiânia, na primeira vez que jogaram, em 1972. Além disso, Tigrão e Leão igualaram o marcador de novo somente pela Série B de 1999, 2 a 2 no Estádio Serra Dourada.

Por outro lado, a última partida entre Vila Nova e Remo foi justamente a final da temporada passada, vencida pelos colorados. Ainda de acordo com o Futebol de Goyaz, nas 14 vezes que Tigrão e Leão jogaram, os goianos marcaram 18 gols e os paraenses 17. Confira o retrospecto geral do confronto:

Retrospecto geral

– 14 jogos
– 4 vitórias do Vila Nova (18 gols)
– 4 vitórias do Remo (17 gols)
– 6 empates

Junior Kamenach é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão do coordenador de esportes Charlie Pereira.