O Vila Nova Futebol Clube busca, nesta sexta-feira (1º), a terceira vitória contra o Cruzeiro no confronto. De acordo com o site Futebol de Goyaz, o Tigrão ganhou da Raposa pela última vez em 1999, pela Copa Centro-Oeste. Jogando no Serra Dourada, a equipe colorada abriu 2 a 0 com gols de Luciano e Tim, enquanto Alex Alves descontou para os mineiros.

Leia também: “Temos que assumir a responsabilidade e vencer o quanto antes”; diz Matheuzinho sobre momento do Vila Nova

Em Minas Gerais, ou seja, mando do Cruzeiro, o Vila Nova venceu apenas uma vez, em 1987, pelo Torneio Cidade de Juiz de Fora. O Tigrão ganhou por 1 a 0 pela decisão do 3º lugar, no José Procópio Teixeira, no dia 31 de maio, um domingo. Ainda conforme o Futebol de Goyaz, alguns locais relatam vitória da Raposa por 2 a 1, mas o jornal O Popular publicou vitória colorada pelo placar mínimo.

Ao todo, são cinco partidas entre Cruzeiro e Vila Nova com os mineiros como mandante: o time celeste venceu três, o alvirubro uma e há um empate. Já no Mineirão, palco do duelo desta sexta, são dois jogos e em todos a Raposa triunfou: 3 a 0, pela Copa Centro-Oeste de 1999, e 2 a 0 pela Copa do Brasil de 2003.

No Campeonato Brasileiro Série B, são dois empates, ocorridos pela edição do ano passado: 0 a 0 no Onésio Brasileiro Alvarenga pelo 1º turno e 1 a 1 no Independência, em Belo Horizonte (MG), no returno. Foi também a última vez que se enfrentaram no confronto. Na história, o primeiro encontro foi um amistoso em 1966, no Olímpico, e a Raposa ganhou por 1 a 0.

Já a primeira partida oficial entre Vila Nova e Cruzeiro foi pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro de 1979. No Serra Dourada, os mineiros venceram por 1 a 0, gol de Mauro Madureira. Sob o comando de David dos Santos, o Tigrão jogou de: Serginho; Valdo (Triel), Modesto (Timoura), Zé Luís e Cândido; Luíz Dário, Danival e Sérgio Luiz; Zé Henrique, Tulica e Paulinho.

Pelo lado celeste, o destaque foi a presença do ex-lateral direito Nelinho e do técnico Barbatana, que teve passagens pelo Goiás Esporte Clube. Confira os números:

Retrospecto geral

– 13 jogos
– 2 vitórias do Vila Nova (5 gols)
– 7 vitórias da Cruzeiro (14 gols)
– 4 empates