Foi instalada nesta sábado (4) mais uma ecobarreira no Rio Meia Ponte em Goiânia. A estrutura fica à altura do bairro Vale das Pombas, próximo à ponte do Jacó, na antiga estrada para Bela Vista. O trecho faz parte da divisa Goiânia, Senador Canedo e Aparecida de Goiânia.

Leia mais: Debate Super Sábado #298 | Economia circular: seria uma das formas de ajudar o meio ambiente?

A ecobarreira é feita com galões, cordas e redes. A estrutura tem as pontas amarradas nas margens do rio e servem como estrutura de contenção de resíduos e materiais descartados de forma irregular no manancial.

A primeira ecobarreira do projeto foi instalada no rio à altura do bairro Balneário Meia Ponte, na última quarta-feira (1º). Segundo a OCB-GO, a Comurg é parceira da ação e, a cada 15 dias, fará a coleta do lixo flutuante retirado do rio e o encaminhará para cooperativas de reciclagem cadastradas.

A ação é patrocinada pelo Sistema OCB/GO e cooperativas goianas, e tem como objetivo contribuir para a limpeza do rio e conscientizar a população sobre a importância econômica e ambiental do manancial.

O projeto ”Dia de Cooperar 2002”, o ”Dia C Goiás”, que em 2022 tem o meio ambiente como foco, conta ainda com ações como recuperação de nascentes, recolhimento e destinação adequada de embalagens de agrotóxicos e plantio de mudas em parques municipais, margens de rios e córregos, para a restauração de áreas onde a cobertura vegetal original está degradada.