O risco de contaminação pela Covid-19 não será problema para 84% dos eleitores goianienses entrevistados pela pesquisa Diagnóstico/Sagres, divulgada nesta semana.

Segundo o levantamento, no cenário geral, apenas 9% responderam que não irão comparecer à urnas por causa do risco de contaminação pelo novo coronavírus, e 7% disseram que não sabem ou preferiram não opinar.

Entre os homens, o número de “destemidos” em relação à doença aumenta, 85,5%. A maioria feminina também afirmou que vai comparecer às sessões eleitorais para registrar o voto no dia 15 de novembro, 82,6%.

Ainda de acordo com a pesquisa, 7,9% dos homens preferem não sair de casa no dia da eleição. No cenário do eleitorado feminino, esse número aumenta para 10%.

Não souberam ou preferiram não manifestar opinião entre os homens, 6,6%, e entre as mulheres, 7,5%.

Nas últimas eleições municipais em Goiânia, ou seja, em 2016, o índice de abstenção foi de 20,83% (199 mil 407 pessoas) no primeiro turno. Já no segundo turno, o índice foi de24,09% (230 mil 555 pessoas.

Faixa etária

Embora façam parte do grupo de risco da Covid-19, os idosos não são maioria quando o assunto é ficar em casa no dia da eleição. Entre os entrevistados, os que possuem mais de 60 representam 10,3% dos eleitores que preferem não arriscar a própria saúde no dia do pleito.

Mais preocupados com a Covid-19 estão pessoas entre 25 e 34 anos, com 12,3%, e jovens entre 16 e 24 anos, com 11,3%, que responderam que não votarão no dia do pleito.

Segundo a pesquisa, 88,5% dos idosos irão comparecer às urnas, seguido pelas pessoas que possuem entre 45 e 59 anos, com 87,2%.

Eleitores com idade entre 25 e 34 anos, 75,4% disseram que irão às sessões eleitorais para registrar o voto; 84,2% para pessoas entre 35 e 44 anos; e 85% dos jovens entre 16 e 24 anos querem votar presencialmente no pleito.

Escolaridade

Eleitores com ensino fundamental completo, ou seja, 84,7% dos entrevistados, disseram que irão votar presencialmente no dia da eleição, seguidos pelo que cursaram o primário, 84,6%. Em relação ao ensino médio, 83,5% disseram não se preocupar com o risco de contaminação no dia da votação, e 84,2% para ensino superior.

Situação financeira

Nesta etapa da pesquisa, 100% dos entrevistados que ganham mais de 10 salários mínimo garantiram que irão às urnas no dia da votação, mesmo durante a pandemia.

Entre quem ganha até 3 salários mínimos, esse número representa 85,3%, seguido por de 6 a 10 salários, 84,2%, e de 3 a 6 mínimos, 79,7%.

Metodologia

Para a realização da pesquisa foram ouvidos 625 eleitores de Goiânia, com idade igual ou superior a 16 anos. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 3,9% pontos percentuais para mais ou para menos. As entrevistas foram realizadas entre os dias 22 e 23 de outubro de 2020. O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com número de protocolo: GO-07328/2020 no dia 20 de outubro.

A pesquisa foi feita nos seguintes bairros de Goiânia: Setor Aeroporto, Setor Marista, Setor Central, Setor dos Funcionários, Norte Ferroviário , Leste Vila Nova, Negrão de Lima, Crimeia Leste, Nova Vila, Crimeia Oeste, Urias Magalhães, Jardim Goiás, Setor Bueno, Setor Pedro Ludovico, Setor Sul, Setor Oeste, Jardim América, Parque Amazônia, Nova Suíça, Universitário, Jaó, Jardim Novo Mundo, Vila Pedroso, Jardim das Amendoeiras, Jardim Aroeiras, Dom Fernando, Santo Hilário, Conjunto Caiçara, Vila Concordia, Vila Morais, Guanabara, Santa Genoveva, Sonho Dourado, Balneário Meia Ponte, Parque das Flores, Vale das Pombas, Vila Mutirão, Curitiba, São Carlos, Bairro da Vitoria, Finsocial, Nova Esperança, Setor Centro Oeste, Parque Tremendão, Cândida de Moraes, Bairro Goiá, Vila Luciana, Vila Mauá, Bairro Ipiranga, Celina Park, João Vaz, Vera Cruz, Carolina Park, Lorena Park, Goiânia Viva, Residencial Buena Vista, Jardim Petrópolis, Capuava, Cidade Jardim, Sudoeste, Vila União, Parque Atheneu, Santa Cruz, Parque Anhanguera, Novo Horizonte, Vila Redenção, Alto da Gloria, Parque das Laranjeiras, Setor Coimbra, Campinas, Santa Helena. Vila São Jose, Eldorado, João Brás, Jardim Petrópolis, Jardim Presidente, Eli Forte, Jardim Presidente, Três Marias, Bairro Feliz, Vila Abajá, Itatiaia, Jardim Pompeia, São Judas Tadeu, Goiânia 2, Residencial Jardim Cerrado, Moinho dos Ventos, Marechal Rondon, Maria Dilce, Alto da Glória, Conjunto Riviera, Aruanã, Jardim Brasil, Vila Montecelli.

Confira também

Maguito amplia vantagem para Vanderlan e lidera pesquisa Diagnóstico/Sagres com 30,1%

Pesquisa Diagnóstico/Sagres indica empate técnico entre Maguito e Vanderlan

Maguito desponta em seis regiões, enquanto Vanderlan lidera no Leste e Norte

Maguito reduz índice, mas ainda é o mais rejeitado pelo eleitor goianiense