Um ídolo, um personagem do futebol goiano, completamente abatido e se apoiando em mensagens de esperança. O volante Róbston, do Vila Nova, pego no exame antidoping após a partida contra o Sampaio Corrêa, pela semifinal da Serie C do Brasileirão no ano passado, falou nesta quarta-feira pela primeira vez após o resultado e a suspensão preventiva. Em um pronunciamento de pouco mais de cinco minutos, Róbston iniciou assumindo o erro pelo uso de cocaína.
“Assumo meu erro do que aconteceu, foi um momento de fraqueza da minha parte onde veio acontecer de eu ter feito o que fiz. Primeiramente, quero pedir desculpas à minha família, a todos meus companheiros de Vila Nova, a todas as pessoas que torcem por mim. Eu só tenho a agradecer a todos dentro do clube porque todos estão me apoiando e me dando força, desde a pessoa mais graduada à faxineira”
Como se tratava de um pronunciamento, nenhum jornalista pôde realizar perguntas ao jogador, que se desculpou e explicou que prefere se preservar ao máximo para o julgamento, que ainda será marcado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Com um olhar marejado e se mostrando envergonhado por tudo, Róbston tentou ser positivo e destacou que vai procurar muita gente com essa experiência desagradável.
“Tá sendo um momento muito difícil pra mim porque é a única coisa que eu sei fazer, mas eu também assumo que quando fiz as coisas erradas, eu não pensei nisso, então o erro é todo meu. Isso pra mim vai ser um aprendizado muito grande e eu espero que, com esse erro meu, eu possa ajudar outras pessoas, principalmente aqui dentro do clube”
O jogador se segurou para não chorar, inclusive revelando a promessa de que não o faria, mas por vezes perdeu as palavras ao falar da família e dos companheiros colorados. Aliás, as pessoas do Vila Nova mereceram um agradecimento especial, pois tem sido como um segunda família para o jogador e estão fazendo muito pelo atleta e pelo ser humano Róbston, que só tem vínculo empregatício com o Vila até o fim do Goianão.
https://www.youtube.com/watch?v=uNmtWDLjsAo
“São pessoas que estão sendo honestas comigo, não estão fugindo da raia, porque simplesmente eles poderiam me abandonar, se isentar do problema e me deixar de lado. Mas, as pessoas que mais me deram apoio, além da minha família, foram aqui do clube. Eu vou voltar, vou voltar por cima e quero voltar aqui no Vila, mostrar aqui que eu ainda tenho capacidade de dar alegria pra esse torcedor”
Caso complicado
A substância encontrada na urina do jogador foi a benzoilecgonina, que é um metabolito da cocaína. Ao ser informado do resultado, Róbston admitiu ter feito uso de cocaína. Não se pode afirmar que Róbston fez uso da droga na semana da partida, já que possivelmente, a cocaína também seria encontrada, mas a substância benzoilecgonina pode ser encontrada depois de até cinco semanas do consumo da droga.








