Sagres em OFF
Rubens Salomão

Rogério Cruz conta que terá apoio de Caiado para disputar a reeleição em 2024

A conversa para apoio do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), à candidatura para reeleição de Ronaldo Caiado (UB) em 2022 incluiu combinado prévio para que recíproca ocorra daqui dois anos, na eleição à prefeitura de Goiânia. Segundo contou o próprio prefeito, em entrevista exclusiva à Sagres, partiu do governador a inclusão de 2024 no acordo fechado para a composição neste ano.

Questionado se espera ter o apoio de Caiado, Rogério responde: “Sim, com certeza. Desde o momento que eu decidi apoiá-lo e nem fui eu quem disse. Ele foi o primeiro a falar que, pelo momento que ele estava passando e se eu estivesse ali apoiando ele, ele já estava garantindo, caso eu venha em 2024, ele já tem o desejo de apoiar e está pronto para apoiar. E isso é muito importante para nós que estamos começando na política”.

Rogério Cruz conversou com a Sagres na ‘Pastelaria do Meu’, no Centro, por ocasião do aniversário de 89 anos de Goiânia. A íntegra pode ser conferida na edição desta segunda-feira (24) do programa Sagres Em Tom Maior, a partir das 14h. A entrevista também poderá ser conferida pelo youtube.com/sagrestv.

Foto: Prefeito Rogério Cruz durante entrevista a Rubens Salomão em pastelaria de Goiânia. (Crédito: Thaís Dutra/SagresOn)

Chapa cassada

O ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou em decisão liminar pela cassação da chapa a vereador do Cidadania na eleição de 2020. Com isso, o vereador Marlon Teixeira perde o mandato e Márcio Carvalho perde o direito à vaga aberta com a cassação anterior da chapa do PRTB. Apesar disso, o professor Márcio foi empossado ontem.

Decisão

Lewandowksi concluiu que “alguns fatos evidenciam que o pedido de registro de candidatura de Vanilda da Costa Madureira, conhecida por Nilda Madureira, foi apresentado apenas para preencher a cota de gênero e, com isso, possibilitar a participação do partido nas eleições proporcionais, sem ter o objetivo de disputar efetivamente o pleito”.

Outro lado

Presidente do Cidadania em Goiás, Gilvane Felipe, diz ter ficado surpreso com a decisão e cita que o partido ganhou sete ações no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) e quem, dos quatro recursos ao TSE, um contou inclusive com indeferimento pelo próprio Lewandowski.

Coerência

“O mesmo ministro dá decisão oposta. Estamos preocupados, pois causa estranhamento, uma vez que os fatos são os mesmos. Mas vamos recorrer ao plenário estamos e confiantes”, conta Gilvane.

PT e PSDB

A deputada estadual e federal eleita, Adriana Accorsi (PT), define que seu partido e o PSDB podem formar nova frente de oposição em Goiás, a partir de 2023. “Acredito firmemente. Nós temos muitas convergências”, afirma a delegada em entrevista ao Mais Goiás.

Comparação

Segundo ela, a união ocorre a exemplo da presença do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB) como vice na chapa encabeça pelo ex-presidente Lula (PT). “Foi por muito tempo um dos maiores representantes do PSDB no país”, cita a deputada.

Suspeita

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) pediu investigação da Polícia Federal (PF) sobre possível propaganda eleitoral irregular em anúncio de concessionária de veículos. Sem citar Bolsonaro (PL), a peça faz referência à candidatura do presidente com cores e números.

Venda

O estabelecimento anunciava que pretendia vender 22 unidades de caminhonete zero quilômetro pelo preço de R$ 222.222, 22.

Apuração

“A Promotoria Eleitoral com atuação perante a 134ª Zona Eleitoral formalizou uma notícia de irregularidade em propaganda eleitoral formalizou uma notícia de irregularidade em propaganda eleitoral (NIPE) e encaminhará cópia dos autos para que a Polícia Federal possa investigar eventual crime”, explica o MP em nota.

Mais lidas:

Leia também: