O Vila Nova Futebol Clube não vence o Bahia há seis anos, de acordo com o site Futebol de Goyaz. A última vitória do Tigrão ocorreu pelo Campeonato Série B de 2016, por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, gol de Fabinho. Esse foi o único triunfo colorado em Salvador, local do jogo deste sábado (22).
Aliás, Bahia e Vila Nova se enfrentaram nove vezes no estado baiano, com cinco vitórias do Tricolor de Aço, uma do Tigrão e três empates. A última partida entre eles em Salvador foi no ano passado, pela Copa do Brasil, e os mandantes ganharam por 1 a 0, gol de Gilberto. O duelo foi o terceiro entre os times no Pituaçu, com duas vitórias baianas e um empate.
No entanto, Bahia e Vila Nova empataram por 0 a 0 na primeira vez em que jogaram na Fonte Nova, pela 1ª fase da Série B de 1999. As equipes voltariam a se enfrentar no mesmo estádio pelo mesmo torneio no quadrangular final, e desta vez o Tricolor de Aço venceu por 4 a 2. Mas, ambos os times não conseguiram o acesso.
O primeiro Vila Nova e Bahia, de forma oficial no confronto, foi no Campeonato Brasileiro de 1979. No Serra Dourada, as equipes ficaram no 0 a 0. Sob o comando de David dos Santos, o Tigrão jogou com: Serginho; Valdo, Modesto, Zé Luís e Cândido; Danival e Zé Ronaldo; Zé Henrique (Luizinho), Puruca, Tulica (Luíz Dário) e Paulinho.
Pelo Campeonato Brasileiro Série B, são 14 partidas entre as equipes, com seis vitórias tricolores, quatro coloradas e quatro empates. O primeiro duelo pela competição foi o 0 a 0 de 1999 na Fonte Nova, citado anteriormente.
O técnico vilanovense era Wanderley Paiva, que escalou: Cássio Luiz (Cristiano); Rogério Souza, Luís Cláudio, Wladimir (Hakanay) e Carlos Alberto; Ado, Cléber Goiano, Tim e Kal Baiano; Reinaldo Aleluia e Túlio Maravilha.
Retrospecto geral
– 20 jogos
– 04 vitórias do Vila Nova (16 gols)
– 10 vitórias do Bahia (26 gols)
– 06 empates