(Foto: Vinícius Schmidt)

Nesta sexta-feira (4) o governador Ronaldo Caiado participou da inauguração da Usina Fotovoltaica Urbana da UniEvangélica, no Campus Arthur Wesley Archibald, em Anápolis. A nova usina produzirá energia de forma limpa e sustantável.

O complexo de energia já é considerado um dos maiores geradores de energia elétrica por radiação solar urbana do Brasil. O número de usinas fotovoltaicas em Goiás cresceu 90% entre 2018 e 2019. Segundo o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Adriano Rocha Lima, Goiás quase dobrou o número de usinas fotovoltaicas nos últimos anos. É um número expressivo que coloca o estado de Goiás numa posição privilegiada.

Durante a inauguração, o governador cobrou a Enel para que invista no estado goiano. “Goiás será o grande motor do desenvolvimento no Centro-Oeste. Não podemos ter falta da oferta da energia elétrica, que é fundamental para o desenvolvimento”, disse.

A usina tem 2,9 mil placas solares instaladas em uma área de 5 mil metros quadrados, capaz de gerar energia solar e promover a economia de 2.463,80 MWh/ano, sendo suficiente para abastecer aproximadamente 1.350 residências. Contudo, a usina será usada para atender parte da demanda do campus.

*Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo de Goiás