(Foto: Arquivo / Sagres On)

O governador Ronaldo Caiado (DEM) sancionou a Lei nº 20.472, de 07 de maio de 2019, que institui a política estadual de estímulo, incentivo de startups, a proposta estabelece regras para a promoção e desenvolvimento regional do segmento. O termo startup surgiu no famoso Vale do Silício, região da Califórnia, nos Estados Unidos, especializada em alta tecnologia e inovação. As empresas ficaram conhecidas pelo mundo, principalmente durante a “bolha.com”, quando a popularização da internet do final da década de 1990 impulsionou a criação de inúmeras “empresas.com”.

O autor do projeto que se tornou Lei, deputado Virmondes Cruvinel (PPS – Cidadania), aponta que o dispositivo se torna um marco regulatório e que caberá ao Estado “promover ações que consolidem um ecossistema de inovação em rede”. O deputado detalhou, em entrevista exclusiva à Sagres 730, as novas determinações. Segundo ele, é um estímulo a novos empreendedores, para se fortalecerem em Goiás com objetivo de estimular o ambiente de negócios e fomentar a economia.

“Fomentando a economia, dando oportunidade inclusive de linhas de crédito, de incentivo à capacitação, pesquisa, alguns modelos inclusive de gestão para startup pode ajudar até melhorar a própria administração pública” detalhou. “É a tendência no mundo e o estado de Goiás sai na frente sendo praticamente um dos primeiros estados a ter uma legislação própria sobre startup”.

Questionado sobre a criação de um programa do governo para incentivar as empresas, ele afirmou que tem abertura total por parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, com o secretário Adriano Rocha. “Um grande conhecedor do assunto, que se colocou à disposição para ouvir o segmento e fortalecer inclusive uma ação permanente em fortalecimento as startup” ressaltou.

Entre as ações para o fomento de startups, citadas na nova Lei, estão a abertura de linhas de crédito e criação de incentivos fiscais específicos para essas iniciativas empreendedoras, a desburocratização da entrada desse tipo de empreendimento no mercado, a atuação para atrair e captar recursos financeiros, além de instituir modelos de incentivo para investidores em startups.