A rotina e as oportunidades de carreira para profissionais do texto são os temas do episódio inédito do Literando que estreia nesta quarta-feira (23), na Sagres TV.
Afinal, quem são esses profisionais? No mercado editorial, a “categoria” abrange mais de um tipo de definição. Apesar de terem o contato com o texto como traço em comum, cada trabalho apresenta a sua área de especialização. Editores literários, revisores, preparador de texto e tradutores são alguns exemplos. No livro, a essência do trabalho é coletivo. Nesse sentido, até a etapa de finalização de uma obra literária, várias “mãos” operam de forma integrada.
Palavra como matéria-prima
Um dos convidados do episódio é Jeferson Barbosa, editor literário e idealizador da Mondru Editora, em Goiânia (GO). Para ele, o trabalho do editor literário, assim como o de todos os outros profissionais do texto, é indispensável para a boa experiência do leitor. Autor de livros como “Os móveis continuam prisioneiros”, ele explica a importância da harmonia e integração em uma equipe editorial.
Formação sem ponto final
Para os profissionais do texto o caminho do aperfeiçoamento não parece alcançar um ponto final, isto porque é uma sentença sempre em construção, que ganha uma nova palavra frente às atualizações de um mercado efervescente. Por isso, o episódio também conta com Wilma Moura, professora da Casa Educação e com Jezio Gutierre, editor da Editora Unesp, responsável pela Universidade do Livro.
Para além do gosto pela leitura, visto como primordial por ambos, se faz necessário o apreço pelos estudos, a capacidade de adptação às mudanças e a busca por conhecimento técnico.