Rua do Lazer é referência art déco

Uma rua teve sua finalidade alterada para atender os pedestres. Construída logo no início de Goiânia, a Rua 8 no Centro da cidade foi fechada para o trânsito de veículos no ano de 1977. Na administração de Francisco de Castro, diversas praças públicas foram construídas e uma delas foi a Praça do Lazer, na Avenida Anhanguera, período em que a rua foi batizada e ganhou o apelido carinhoso de Rua do Lazer. 

A partir de então, se tornou um espaço exclusivo para pedestres e convivência social. Na década de 80 foi um dos mais badalados pontos da capital, com cinemas, barzinhos e muita música ao vivo. A Rua do Lazer fez surgir um charmoso espaço, que já abrigava comércios populares e eventos políticos e culturais. 

Com o passar dos anos, o charme da rua cedeu espaço a fachadas que encobriram as construções em art déco e descaracterizavam todo ar cultural da região. Em 1985, a Rua foi reformada e ganhou novos ares. Depois, o espaço foi reinaugurado em outubro de 2019, de forma revitalizada. Entretanto, o estilo retrô foi mantido em sua arquitetura. 

A Rua do Lazer, possui um espaço tranquilo, com pisos, bancos, mesas, iluminação e paisagismo no estilo Art Déco. Além disso, atividades culturais são destaques no local, que abriga o Beco da Cultura e a Companhia de Teatro Carlos Moreira. 

Beco da Codorna

O Beco da Codorna é um espaço alternativo para quem curte fotografia e arte urbana. Ali funciona um grande museu de arte urbana a céu aberto, com as paredes inteiramente grafitadas, em um trabalho assinado por vários artistas da região.

O Beco da Codorna fica em um dos pontos mais emblemáticos do centro da cidade, circunscrito também pela Avenida Tocantins, rua 3 e rua 9, no Centro de Goiânia.

Originalmente, as áreas comerciais do centro foram estruturadas com corredores de serviços, pátios internos que tinham seus acessos feitos por estreitos becos. Em sua intenção original, existia a proposta de servirem a usos de serviço dos estabelecimentos comerciais como carga e descarga, retirada de lixos e etc.

O Beco da Codorna foi apropriado pela população para uso distinto. Em 2014, um grupo de estudantes planejou um evento – Encontro Cena Urbana; que reuniria música e arte numa perspectiva underground. 

A esse grupo se uniram artistas plásticos, grafiteiros, fotógrafos, skatistas e músicos. Em pouco tempo, as paredes estavam cobertas de desenhos e mensagens em cores vibrantes do grafite contemporâneo. No ano passado, o Beco da Codorna foi revitalizado pela prefeitura.

Goiânia 90 Lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Leia mais:

Mais lidas:

Leia também: