Já virou clichê falar sobre o clima quente em algumas partidas da Copa, mas não tem como não repetir isso na partida que encerra a 1ª rodada do Mundial. Rússia e Coreia do Sul medem forças às 19h (de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá, local onde vão sofrer um bocado. A expectativa é de 28 °C para o início da partida e isso, principalmente para os russos, acostumados a ambientes frios, pode ser um fator prejudicial.

De qualquer forma, o técnico italiano Fábio Capello não quer saber dessa desculpa vinda dos seus comandados e por isso, almeja a vitória para largar bem. Os russos tem uma particularidade: formam a única seleção que atua 100% no próprio país, sem nenhum jogador convocado que jogue em outro país. Além de uma forma de valorizar o futebol no país, Capello quer que a união faça a diferença nesse momento.

A Rússia ainda tenta se recuperar do baque após o corte do capitão do time, Shirokov, e agora, a responsabilidade será muito maior nas costas de Zhirkov, um dos mais experientes e que comanda o meio-campo. A esperança de gols está nos pés e na cabeça de Kokorin, que contará com ajuda do talentoso Dzagoev para conseguir o triunfo diante de um adversário que chega em baixa.

A Coreia do Sul não é mais aquela que surpreendeu o mundo ao conquistar o 4º lugar na Copa de 2002, deixando para trás seleções tradicionais como Itália e Espanha. Na verdade, é muito pelo contrário. O selecionado sul-coreano chega muito enfraquecido, com derrotas nos últimos amistosos. O destaque e atacante principal é Park Chu-Young, jogador que atua no futebol inglês.

FICHA TÉCNICA

RÚSSIA X COREIA DO SUL

Data: 17 de junho de 2014 (terça-feira)
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Nestor Pitana (Argentina)
Auxiliares: Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti (ambos da Argentina)

RÚSSIA: Akinfeev; Anyukov, Ignashevich, Berezutskiy e Kombarov; Denisov, Shirokov, Samedov, Zhurkov e Dzagoev; Kokorin
Técnico: Fábio Capello

COREIA DO SUL: Jung Sung-ryong; Lee Yong, Hong Jeong-ho, Kim Young-gwon e Kim Chang-soo; Park Jong-woo, Ki Sung-yeung e Lee Chung-yong; Son Heung-Min e Park Chu-Young
Técnico: Hong Myung-Bo