Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), voltados para proteger o meio ambiente, diminuir a pobreza e melhorar a qualidade de vida na sociedade.

Iniciativa da Fundação Sagres desenvolvida em colaboração com organizações sociais ligadas à comunicação, educação, saúde e meio ambiente, o Sagres Educa surgiu como uma maneira lúdica de ensinar matérias escolares integradas aos ODS.

Saiba como ensinar ODS em escolas

Por meio da arte, e com muita criatividade, estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola de Goiânia aprenderam sobre os ODS em visita ao projeto. Trazer o debate, o conhecimento e a reflexão sobre as 17 medidas para a sala de aula e ainda estimular ações que se estendam para além da escola é um desafio para os professores.

Segundo Kelly Bittencourt, coordenadora pedagógica do Sagres Educa, “os ODS são uma presença transversal na nossa metodologia, que privilegia uma linguagem lúdica e divertida, com abordagem a partir de metodologias ativas. O estudante não fica sentado em uma sala ou de frente para um computador esperando que alguém diga o que vão aprender”.

“Através das experiências e das propostas pedagógicas, desenvolvem ações em que conseguem se perceber como capazes de criar e também de refletir sobre aquilo que estão criando. Com isso, vão transformando os espaços, a si mesmos e se divertindo enquanto aprendem”, completou a educadora.

Foto: Reprodução/Sagres TV

Tudo isso é fundamental para ajudar na construção da consciência cidadã dos alunos, e o aprendizado durante a visita foi colocado em prática. “A partir do evento da Sagres e da reflexão que foi pautada, as crianças chegaram na escola, levantaram as suas questões na construção dos seus projetos”, destacou a coordenadora pedagógica Eloá Parada.

O estudante Felipe Nogueira se inspirou no ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis para desenvolver o seu projeto de energia solar e eólica, e entende que “as fontes limpas e renováveis podem ser uma das principais saídas” para evitar o derretimento das geleiras e diminuir a pegada de carbono.

Um exemplo de que vem de casa, como ressaltou a sua mãe, Ana Cecília Campos Nogueira. “Isso sempre foi uma preocupação nossa e, dentro de casa, ele traz muito isso. É um menino muito interessado, e está muito animado e empolgado com tudo isso que tem aprendido aqui na escola”.

Da sala de aula para casa, e de casa para o mundo. Conhecimento, criatividade e arte fazem total diferença na hora de ensinar, e ajudam na formação das crianças com informação correta e comprometida com a realidade. Serão elas que guiarão o caminho para um planeta mais sustentável.