Foto: Adriana Loureiro/Reuters

No podcast desta semana, Rubens Salomão e o prof Norberto Salomão, analisam assuntos envolvendo as Manifestações sociais e internacionais que marcam a encruzilhada política na Venezuela. Você confere também, temas atuais como o Brasil que rejeitou proposta de mediação do México e do Uruguai na Venezuela.

O governo brasileiro rejeitou a possibilidade de uma mediação por parte de México e Uruguai na crise venezuelana. “Já passamos desse capítulo”, declarou o chanceler Ernesto Araújo, que ainda está em Davos para reuniões com governos estrangeiros.

Nicolás Maduro estava disposto a aceitar uma oferta de mediação feita pelos governos de México e Uruguai. Os dois países, governados pela esquerda, não reconheceram o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó como presidente interino, mas trabalham por uma transição pacífica no comando do país. 

Confira outros temas do Sagres Internacional #1

– Primeira-ministra Theresa May corre contra o tempo para evitar que Reino Unido deixe a União Europeia sem novo acordo

– Partido de extrema direita na Alemanha é excluído de homenagens a vítimas do holocausto

– Paralisia do governo dos Estados Unidos causa prejuízo superior ao custo estimado do muro na fronteira com o México

– Nova crise dos mísseis: OTAN e Rússia não chegam a conclusão sobre armas

– Vamos ouvir a música número 1 nas paradas de sucesso da Arábia Saudita!

As frases bem ou mal ditas por aí…

A frase da semana fica por conta da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May. “Falando sobre o Brexit depois da votação da ultima semana, ficou claro que a abordagem do governo deve mudar, e mudou. Considerando a confiança do Parlamento neste governo, ouvi colegas de diferentes partidos e visões. O governo realiza reuniões com espirito construtivo e sem pré condições. Eu lamento que o líder da oposição não escolheu tomar partido até agora. Espero que ele refita sobre essa decisão dada a importância do tempo”.

Após ter seu acordo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (o chamado Brexit) rejeitado pelo Parlamento, a primeira-ministra britânica Theresa May se comprometeu a renegociar os termos do pacto e a abolir uma taxa de £65 (R$ 315) que seria cobrada de cidadãos europeus que queiram continuar morando no Reino Unido após a retirada. 

Em discurso no Parlamento, Theresa May disse que vai continuar dialogando com políticos e setores da sociedade civil para costurar um novo acordo que impeça o Reino Unido de deixar a União Europeia sem qualquer período de transição.

Músicas comentadas neste Episódio

Alma Llanera – Simón Diaz

Música Número 1 na Arábia Saudita

Thak Alanany (A Egoísta)- Abdullah Alkhashrmi 

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.