A edição número #102 do Sagres Internacional tem apresentação de Rubens Salomão e comentários do professor de História e Geopolítica, Norberto Salomão. Nesse episódio você confere detalhes sobre a crise da democracia dos EUA. E confere o quadro “Abre Aspas” para Joseph Robinette Biden Jr. Além disso, você acompanha a música mais tocada nas paradas dos EUA.
Vídeos virais mostraram multidões se reunindo do lado de fora da Casa Branca no sábado para insultar o presidente com um hino esportivo clássico. Mas não eram apenas eles cantando o hit do Steam de 1969. A música “Na Na Hey Hey Kiss Him Goodbye” teve um aumento de 400% em streaming. We Are the Champions”, do Queen, também recebeu um impulso de streaming, com um aumento de 84%.
Em comparação com outros presidentes, houve relativamente poucas canções de protesto contra o presidente Barack Obama. “Revolution Has Come”, dos hip hop políticos Rebel Diaz, foi escrita em resposta à eleição presidencial de 2012. Ele atira diretamente em Obama com a frase “Jure por Deus pela minha mãe, nunca apoiei Obama”. É preciso reconhecer que Rebel Diaz declara guerra lírica a ambos os lados da linha do partido com a letra “Os democratas e os republicanos não prestam / Ambos se deitaram com os multinacionais”.
As músicas são mais para esquecer quem está na Casa Branca, e sim se envolver com a comunidade. A respeito da mensagem da música, Rebel Diaz fez a seguinte declaração:
“Nosso objetivo com essa música é transmitir a mensagem de que Revolution is Love. É o que ninguém pode tirar de nossas comunidades – amor pela humanidade. Diante da violência estrutural como o racismo, escolas sem recursos e moradias inadequadas, nossas armas de defesa são a educação, a sustentabilidade e a construção da comunidade. Não promovemos a votação a cada 4 anos, dizemos votar todos os dias com suas ações e servir a comunidade! ”
Abre Aspas
O quadro “Abre Aspas” da 102ª edição do SI foi para Joseph Robinette Biden Jr, que tomou posse nesta semana como o 46º presidente dos EUA.
“Este é o dia dos EUA. Este é o dia da democracia. Um dia de história e esperança. De renovação e determinação. Em uma provação sem paralelo, os EUA foram testados novamente e venceram o desafio. Hoje nós celebramos o triunfo, não de um candidato, mas de uma causa. A causa da democracia. O povo, a vontade do povo, foi ouvida. Nós aprendemos, de novo, que a democracia é preciosa. Que a democracia é frágil e, neste momento, a democracia prevaleceu (aplausos). Então, agora, nesta terra consagrada, onde há apenas alguns dias, a violência abalou os alicerces do capitólio, nós nos reunimos como uma nação, sob Deus, indivisível, para realizar a pacífica transferência de poder como temos feitos por mais de dois séculos. Enquanto olhamos adiante, ao nosso estilo único americano – incansável, corajoso, otimista – e direcionamos nossos olhares para a nação que queremos ser e devemos ser”.
Música mais tocada
E a música mais tocada nas parados dos Estados Unidos é Better Days com Ant Clemons e Justin Timberlake. Confira: