A edição número #104 do Sagres Internacional tem apresentação de Rubens Salomão e comentários do professor de História e Geopolítica Norberto Salomão. Nesse episódio você confere uma análise sobre aos protestos pró-democracia em Mianmar, após os militares tomarem o poder por meio de um golpe. Além disso, o abre aspas dá destaque ao diretor da Organização Mundial da Saúde na Europa (OMS), o médico belga Hans Kluge.  

Abre Aspas

O Abre Aspas desta semana ressalta o discurso o diretor da OMS na Europa, o médico belga Hans Kluge. O cirurgião cobrou pressa e união dos laboratórios para aumentar a vacinação no velho continente. Sendo assim, na União Europeia (UE), a taxa de população vacinada contra a Covid-19 na primeira dose é de 2,41%. Esse número é 19x menor que o de Israel – 38,1%.

“O vírus se espalha mais rápido. Então, mais pessoas passam a ter a doença mais rápido e isso significa que o sistema de saúde, que já está sobrecarregado, vai sofrer ainda mais. O segundo problema, como se percebe, é a efetividade da vacina. Há alguns relatos preliminares de que a variante da África do Sul, particularmente, pode causar mais desafios”, comentou.

As porcentagens no Estados Unidos e no Reino Unido ainda não maiores o que as da UE – 8,1% e 14,7% respectivamente. Ainda, Kluge também demonstrou preocupação com a nova variante do vírus, já detectadas no Reino Unido, África do Sul e Brasil.

“Ainda não estamos certos disso, mas é por isso que temos de continuar muito vigilantes. Precisamos aumentar muito a capacidade de produção das vacinas e os governos precisam fazer uma comunicação muito cuidadosa. Porque muitas pessoas pensam que, com a vacina, tudo está bem. É um paradoxo, mas você pode ser vacinado e não desenvolver a doença, mas, ainda assim, você pode transmitir a doença”, concluiu.

Tema do dia

Neste sábado (6), a maior cidade de Mianmar, Yagon se deparou com uma grande manifestação pró-democracia e contra o golpe dado pelos militares para assumir o poder no país. Além do protesto contra o novo governo, os manifestantes pediam a liberdade da líder civil deposta Aung San Suu Kyi e outros legisladores eleitos democraticamente.

Durante as primeiras manifestações, o governo impões o bloqueio da internet em todo país. A ex-dirigente birmanesa – outro nome para Mianmar – Aung San Suu Kyi foi presa após ser acusada de infringir uma lei comercial. Atualmente, a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 1991, está em prisão domiciliar.

Nos protestos de sábado, ouviu-se gritos de “Exigimos democracia”.

Outros temas abordados
  • Após Rússia, EUA validam extensão do tratado de desarmamento nuclear;
  • Portugal está perto de ficar sem leitos de UTI para pacientes com Covid;
  • Na Índia, Brasil é alvo de protestos por vetar quebra de patente de vacinas;
  • Eleições no Equador.
Confira as músicas tocadas nesta edição

Wai La – Ma Pat That Par Nae

G Fatt – A Way Pyay Lan Ma

Confira a música mais tocada nas paradas da Alemanha

Olivia Rodrigo – drivers license

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com Iphac e Unialfa, sob supervisão do jornalista Johann Germano