A edição #108 do Sagres Internacional tem apresentação de Rubens Salomão e comentários do professor de História e Geopolítica Norberto Salomão. Nesse episódio você confere uma análise sobre a relação de conflito entre Haiti e República Dominicana sobre a Ilha de Hispaniola. Além disso, a crítica de Joe Biden a alguns governantes.

Tema do dia

O tema do dia é o conflito entre Haiti e República Dominicana sobre a Ilha de Hispaniola. A saber, o presidente dominicano, Luis Abinader tem como um dos objetivos a construção de uma cerca na fronteira com os haitianos. Dessa forma, o argumento utilizado é o crime, tráfico de drogas e a imigração.

Os dois países se localizam nessa mesma ilha, que também pode ser chamada de Santo Domingo. A princípio, é o primeiro lugar que Cristovão Colombo chegou trazendo padres católicos da ordem dominicana, em 1492. Já no século 17, Espanha e França entraram em acordo, e a parte ocidental da ilha ficou com domínio francês e a oriental, espanhol.

Após o processo de independência do Haiti, a parte leste – espanhola – foi anexada ao país e tempos depois também se tornou independente, a que se conhece hoje como República Dominicana. Desde então, há divergências entres os dois países caribenhos por conta da imigração haitiana.

Abre Aspas

O Abre Aspas dá destaque ao discurso de Joe Biden, que criticou alguns governantes por não incentivarem o uso de máscaras para prevenir o contágio da Covid-19. De acordo com o presidente americano, esse é um “pensamento neandertal”, ou seja, pré-histórico.

“Espero que todos tenham percebido agora que usar essa máscara faz diferença. Nós estamos no ápice do momento de conseguir fundamentalmente mudar a natureza desta doença por causa da maneira como conseguimos vacinar os braços das pessoas e fazer isso até o final de maio, para que todo estadunidense adulto tenha recebido uma dose. A última coisa que precisa é de um pensamento neandertal de que, neste momento, está tudo bem e se pode tirar a máscara”.

Ainda, Biden reforçou que os Estados Unidos não vão conseguir vacinar a todos até o verão e que isso leva tempo. Além disso, continuou com o pedido para que a população lave as mãos, usem máscaras e mantenham o distanciamento social.

O país está com uma média de 2 milhões de vacinações por dia. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, os EUA possuem cerca de 28 milhões de pessoas vacinadas.

Outros temas abordados nesta edição
  • Manifestantes voltam às ruas em Mianmar após 38 serem mortos no dia mais violento da repressão;
  • Câmara dos EUA aprova lei de reforma policial ‘George Floyd’;
  • OMS afirma que Brasil precisa levar a pandemia a sério.
Músicas tocadas nesta edição

La Chiva Blanca – Joseito Mateo

Burbujas De Amor – Juan Luis Guerra

Propuesta Indecente – Romeo Santos

La Gran Tirana – Miriam Cruz

Confira a música mais tocada no Chile

Telepatía – Kali Uchis

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres Internacional em parceria com Iphac e a Unialfa, sob supervisão do jornalista Denys de Freitas