O presidente argentino, Mauricio Macri (Foto:Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No Sagres Internacional desta semana, Rubens Salomão e o professor Norberto Salomão, analisam assuntos envolvendo a economia na história política da Argentina. Você confere também, temas atuais como, a afirmação do Papa sobre lamentar que migrantes encontrem portas fechadas por ‘corações blindados em cálculos políticos’. 

O governo da Argentina anunciou nesta semana o plano “Alívio”, como chamado pelo governo do presidente Mauricio Macri, que apresenta uma série de medidas para conter a inflação do país e reativar o consumo. Macri, tenta a reeleição em outubro, decidiu congelar os preços de cerca de 60 produtos básicos e conter os aumentos das tarifas dos serviços públicos, em uma tentativa de frear a inflação que acumula aumento de 54,7% nos últimos 12 meses. 

Confira outros temas do Sagres Internacional #13 

– Relatório diz que Donald Trump ordenou interferência em investigação, mas não foi obedecido 

– Nicolás Maduro pede ajuda a presidente do Senado brasileiro para reabrir fronteira entre a Venezuela e Roraima  

– Brasil cai três posições em ranking mundial de liberdade de imprensa 

– E ainda: as músicas mais tocadas nas paradas de Angola! 

As frases bem ou mal ditas por aí… 

A frase da semana fica por conta do o Papa Francisco, que, na Sexta-feira Santa, lamentou que migrantes pelo mundo encontrem portas fechadas por “corações blindados em cálculos políticos”.  

A afirmação foi feita durante sua oração na celebração da Via Sacra, em frente ao Coliseu de Roma. A Via Sacra é uma tradicional devoção dos cristãos que recorda as últimas ações de Jesus Cristo, durante sua vida na terra. 

O papa associou o sofrimento de Cristo ao dos migrantes dos dias atuais, Francisco lamentou que famílias sejam “destruídas pela traição, pelas seduções do demônio”, pelo egoísmo, a cobiça e o poder. Ele ainda citou como cruzes do mundo o fato de haver “pessoas famintas de pão e de amor” ou “abandonadas inclusive pelos próprios filhos e parentes”, e também de “pessoas que não têm o consolo da fé”. 

O pontífice lamentou também outras situações e injustiças e falou sobre “idosos que se arrastam sob o peso dos anos e da solidão”, e crianças “feridas na sua inocência e na sua pureza”. O Papa Francisco finalizou com a frase: “Senhor Jesus, reviva em nós a esperança na ressurreição e na sua vitória definitiva contra todo o mal e toda morte, amém.” 

Músicas comentadas neste Episódio 

La Cumparsita – Carlos Gardel

Música Número 1 – Angola

C4 Pedro – Se Eu Soubesse ft. Isabela Valadeiro

Música Número 2 – Angola 

Anna Joyce – Destino

Ouça +

Sagres Internacional #12: O passado e o futuro do regime em Cuba, depois da nova constituição

Sagres Internacional #11: A República Popular da China e sua relevância para a economia brasileira

Sagres Internacional #10 | A história do Chile da Ditadura violenta ao maior desenvolvimento

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.