Sagres Internacional #156 desta semana destaca algumas das complexas questões que envolvem a América Latina. Em meio à tensão no leste europeu, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declara apoio à Rússia. Nesta terça-feira (22) ele declarou que a “Venezuela está com Putin”.

Ainda em relação à Venezuela, o jornal argentino El Cohetea La Luna revelou que durante a gestão do então presidente da Argentina, Mauricio Macri, o exército argentino realizou exercícios prevendo uma guerra contra a Venezuela.

No Equador, a Assembleia Legislativa Nacional aprovou a regulamentação que permite mulheres abortarem em casos de estupro. A decisão veio em meio a um debate sobre o assunto no país, que tem maioria conservadora.

Ucrânia x Rússia

O SI #156 abre aspas para o presidente dos EUA, Joe Biden, que disse que a Rússia vai atacar a capital da Ucrânia, Kiev, nos próximos dias. Com a Rússia realizando uma enorme frente militar próximo da Ucrânia e o Ocidente rejeitando as exigências de segurança de Moscou, uma janela para a diplomacia para a crise parece estar se fechando.

“Nós temos razões para acreditar que as forças russas estão planejando e têm a intenção de atacar a Ucrânia na próxima semana ou nos próximos dias. Acreditamos que eles tenham como alvo a capital, Kiev – uma cidade com 2,8 milhões de pessoas inocentes. Estamos avisando sobre os planos da Rússia de forma clara repetidamente, não porque queiramos um conflito, mas porque estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para retirar qualquer motivo que a Rússia possa alegar para justificar uma invasão à Ucrânia e prevenir que eles tomem essa atitude.”, discursou Biden.

Ele também acrescentou que “se a Rússia efetivar seus planos, ela será responsável por uma guerra catastrófica e desnecessária, por decisão própria. E o limite é o seguinte: os EUA e aliados vão apoiar o povo ucraniano e vamos responsabilizar a Rússia por suas ações. O ocidente está unido e decidido. Estamos prontos para impor sanções severas contra a Rússia se ela invadir a Ucrânia no futuro, mas eu vou dizer de novo: a Rússia ainda pode escolher a diplomacia”, declara o presidente dos Estados Unidos.

Você confere ainda nesta edição

  • Polícia do Canadá prende mais de 100 manifestantes antivacina em Ottawa;
  • OMS: chance de controlar pandemia em 2022 corre ‘risco de ser desperdiçada’;
  • Criticado pelos EUA, Bolsonaro diz que não tomou partido ao se solidarizar com a Rússia;

E ainda: a música mais tocada nas paradas da América Latina

Joe Arroyo – La Rebelion

Yáyá Massemba – Maria Bethânia

El Potro – Como Yo Te Quiero (feat. Yandel)

Sash! – Ecuador

Polache – Mira a Honduras

Carlos Puebla – Hasta Siempre Comandante

Confira edições anteriores do Sagres Internacional

Leia mais:

Rodrigo Melo é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a PUC Goiás, sob supervisão do jornalista Thaís Dutra