No Sagres Internacional #154 desta semana, Rubens Salomão e o professor de História e Geopolítica, Norberto Salomão, voltam no tempo para contar a história do nefasto período entre 1941 e 1944, quando autoridades nazistas alemãs deportaram milhões de judeus da Alemanha, dos territórios ocupados e dos países a elas aliados [o Eixo] para guetos e centros de extermínio, muitas vezes chamados de campos de concentração, onde eram mortos nas instalações de gás especialmente criadas para aquele fim.

Os nazistas montaram campos de extermínio como Auschwitz-Birkenau e criaram uma unidade especial chamada Sonderkommando, que consistia em prisioneiros judeus deportados para Auschwitz de 16 países diferentes, cujo trabalho alimentava a máquina assassina.

Cerca de 2.700.000 judeus foram assassinados pelo Schutzstaffel (SS), ”Esquadrão de Proteção” em alemão, e pela polícia alemã nos campos de extermínio, seja utilizando o método de asfixia criada pela emissão de gases ou por fuzilamento.

Tensões entre Ucrânia e Rússia

O Sagres Internacional também abre aspas para o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, que anunciou uma grande reforma nas forças armadas de seu país. Na prática trata-se de uma expansão do aparato militar. A iniciativa foi anunciada em meio as tensões crescentes com a Rússia. Abre aspas para o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky.

“Foi desenvolvido um decreto sobre o fortalecimento da capacidade de defesa do estado e a atratividade do serviço militar. Esse decreto prevê um aumento nos pagamentos de todo militar a um nível não inferior a três salários mínimos. A transição da Ucrânia para as bases de um exército profissional, a extensão da duração dos contratos, o desenvolvimento do conceito de habitação para os militares, veteranos e membros de suas famílias. O desenvolvimento de um sistema de carreiras para os oficiais, assim como um aumento durante os próximos três anos para o número de 100 mil pessoas nas forças armadas. E a criação de 20 brigadas adicionais das Forças Armadas da Ucrânia. Esse decreto não é porque em breve pode haver uma guerra. Digo isso a todos. Esse decreto é para que, no futuro, haja paz”.

Atualmente o exército ucraniano é cerca de 4 vezes menor que o russo, sem contar as disparidades tecnológicas e organizativas, que também são muito significativas. Segundo Zelensky, a proposta não visa buscar conflito com o país vizinho, mas evitar que tal conflito ocorra.

Confira ainda nesta edição:

Partido Socialista vence eleição legislativa de Portugal;
– A onda de renúncias de assessores que eleva pressão sobre Boris Johnson;
– Caso Moïse: imprensa internacional cita ‘debate sobre xenofobia’ após assassinato de congolês no Brasil;
– E ainda: a música mais tocada nas paradas da Grécia.

Anastasia – Amarties

Músicas tocadas neste episódio

Lista de Schindler – John Williams

”A Lista de Schindler” é um filme de drama histórico norte-americano de 1993 dirigido e produzido por Steven Spielberg e escrito por Steven Zaillian. É baseado no romance de 1982, Schindler’s Ark, do romancista australiano Thomas Keneally. O filme segue Oskar Schindler, um empresário alemão dos Sudetos que, junto com sua esposa Emilie Schindler, salvou mais de mil refugiados judeus holandeses do Holocausto, principalmente poloneses, empregando-os em suas fábricas durante a Segunda Guerra Mundial.

Jozef Kropinski – Rezygnacja

Gideon Klein – Partita für Streicher (1944)

Erich Itor Kahn – Ciaccona dei tempi di guerra (1943)

Arnold Schoenberg – Sobrevivente de Varsóvia (1947)

Confira edições anteriores

Sagres Internacional #153 | Joe Biden: O Balanço do 1º ano de seu governo

Sagres Internacional #152 | Inflação – Um Fenômeno Global Na Atualidade?

Sagres Internacional #151 | Cazaquistão: Os motivos da crise que levou à queda do Governo

Ouça todas as edições anteriores

O Sagres Internacional vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Sagres 730. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.

Apresentação: Rubens Salomão.
Participação Especial: Professor Norberto Salomão.
Trabalhos técnicos: Roberval Silva.