Nesta edição, Rubens Salomão e o professor de História e Geopolítica, Norberto Salomão, analisam a situação da Suécia, que está em alerta para a guerra. O país escandinavo, que pertence à União Europeia, mas não faz parte da Otan, mantém uma estreita cooperação militar com a Aliança Atlântica, e agora é alvo da Rússia.

Abre Aspas

O SI abre aspas para o presidente russo Vladimir Putin sobre as medidas econômicas. “Eu sugiro que nós discutamos hoje o desenvolvimento socioeconômico da Crimeia e de Sevastopol e os problemas que devemos atacar no futuro próximo e a longo prazo. Quero mencionar que programas especiais são dedicados ao desenvolvimento da península e outros programas são implementados desde 2015. Sim, é claro que, sem dúvidas, o desenvolvimento econômico da península tem sido afetado pelas sanções impostas pelo oeste, entre outras, com sistemas bancários e suprimentos.”

Já o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky defende diálogo. “Não é sobre eu querer conversar com o Putin. Eu penso que eu tenho que conversar com Putin. O mundo tem que conversar com Putin, porque não existe outro jeito de parar esta guerra. Por isso, eu tenho que conversar”.

Você confere ainda no SI #160:

  • Rússia trabalhará sozinha em missão a Marte após Europa congelar projeto conjunto;
  • PIB do Chile avança 11,7% em 2021, maior alta em 30 anos;
  • Chanceler da Rússia diz que Brasil, China e Índia não querem receber ordens do ‘Tio Sam’;
  • E ainda: a música mais tocada nas paradas da Argentina.

Músicas tocadas nesta edição

Helan går

Helan Går é uma canção popular sueca para beber , ou snapsvisa . Helan (“o todo”) é uma expressão que significa o primeiro (pequeno) copo de espírito (comumente akvavit ou vodka ) em uma série, e går significa “desce (desce)”; traduzido livremente como “de baixo para cima!” Assim, é comumente cantado como um brinde, normalmente para o primeiro copo de destilado em um jantar sentado. A música também se tornou bastante comum na Finlândia, principalmente em jantares acadêmicos.

Herr Mannelig

Herr Mannelig (também conhecido como Herr Mannerlig, Herr Magnus och havsfrun ou Bergatrollets frieri) é uma balada sueca medieval que conta a história de uma troll da montanha (bergatroll) que propõe se casar com um jovem. A balada foi publicada pela primeira vez em 1877, como uma canção folclórica da região de Sudermânia.

Vikings Suit – Voluspa

“Nós não podemos excluir um ataque armado contra a Suécia e o que queremos fazer é deixar muito claro que estamos prontos para defender a  Suécia e, por causa disso, nós estamos fazendo o que estamos fazendo na ilha em Gotland. Você nunca sabe: quando uma coisa começa, outras coisas também podem acontecer. Então, temos que estar preparados para cenários sobre os quais nós nem queremos pensar. Por conta disso, achamos que é importante deixar claro que a Suécia está pronta para defender sua soberania e integridade. Fazemos isso tanto por conta própria, quanto junto outros países com quem temos cooperações por muitos e muitos anos”.

Incrível performance do cantor norueguês Einar Selvik junto à orquestra de Cracóvia, conduzida pelo maestro (e co-compositor) canadense Trevor Morris, acompanhado também do coral da Rádio Polonesa e da igualmente incrível violoncelista Tina Guo.

A apresentação foi gravada durante o oitavo Film Music Festival da Cracóvia, do ano de 2015 e o tema, aqui referido como “Vikings Suite” é baseado em Völuspá, poema compilado anonimamente no século XIII – a partir de fontes mais antigas – e também no Edda Poética (ou Edda Em Prosa), escrito no século XIII pelo islandês Snorri Sturluson. Foi com base no Völuspá que adquirimos a maior parte da compreensão do que é o Ragnarök. Interessante frisar que o Ragnarök não é meramente a versão nórdica do Armaggedon Cristão, pois, no pensamento nórdico antigo, tudo se move em ciclos. Assim, não seria o fim de tudo, mas sim o fim de uma era que se fecha e o início de outra que se inicia.

MÚSICA NUMERO 1 – ARGENTINA

Cris MJ – Una Noche En Medellín

Confira os episódios anteriores: