O Sagres Internacional #167 destaca o partido separatista que pode se tornar o maior no Parlamento da Irlanda do Norte e nomear primeira-ministra. O Sinn Fein, assim chamado, foi o braço político do Exército Republicano Irlandês e está próximo de vencer as eleições. De acordo com os dados desta sexta-feira (6), o partido obteve 29% dos votos em comparação com 21,3% do Partido Unionista Democrático, pró-Reino Unido. A Sigla é liderada por Michelle O’Neill, de 45 anos. Atualmente, ela é a vice-primeira-ministra do governo compartilhado com o partido unionista DUP.

Ouça:

Ouça “Sagres Internacional #167 | Sinn Fein: O surpreendente partido da Irlanda do Norte” no Spreaker.

Guerra

O SI #167 abre aspas para o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov fez uma declaração polêmica no último domingo (1) durante entrevista a uma emissora de televisão italiana. O político respondia uma pergunta a respeito da suposta “desnazificação da Ucrânia”, que foi uma das justificativas dadas pelo Kremlin para sua invasão do país.

“Falam sobre o argumento que ele apresenta de como é possível haver uma nazificação se ele é um judeu. Bem, se nos lembrarmos corretamente, se eu não estiver errado, mas Hitler também tinha origem judaica. Isso não significa absolutamente nada. Por algum tempo nós ouvimos de sábios judeus que os maiores antissemitas eram judeus.”, afirmou Lavrov.

Confira também:

  • Polônia e Lituânia inauguram gasoduto e buscam reduzir dependência da Rússia
  • EUA defendem que Cúpula das Américas tenha foco em união para fortalecer democracias
  • Brasil fica fora da lista de países convidados para a cúpula do G7

A música mais tocada nas paradas da Bélgica:

James Hype, Miggy Dela Rosa – Ferrari

  • Músicas tocadas nesta edição:

Terry O’Neill – A Nation Once Again

Paul McCartney & Wings – Give Ireland Back To The Irish

The Police – Invisible Sun

Leia mais: