Ministro das Relações Exteriores do Irã Mohammad Javad Zarif (Foto:AFP)

No podcast desta semana, Rubens Salomão e o professor Norberto Salomão, analisam assuntos envolvendo o Irã: a terra do povo persa. Você confere também, temas atuais como o parlamentar da Catalunha que deve assumir presidência do Senado na Espanha, depois 146 anos. 

o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, pediu à comunidade internacional que realize “atos concretos” para salvar o acordo nuclear. Após o ministro passar pelo Japão, viajou para China para falar sobre o futuro do acordo nuclear, do qual os Estados Unidos se retiraram unilateralmente há pouco mais de um ano. 

Confira outros temas do Sagres Internacional #17

-Taiwan se torna primeiro país da Ásia a legalizar casamento entre pessoas do mesmo sexo 

-Venezuela: Governo e Oposição iniciam negociações de paz com mediação da Noruega 

-Bolsonaro recebe homenagem nos EUA e adianta objetivos em próxima viagem à Argentina 

-E ainda: a música mais tocada nas paradas de Israel. 

As frases bem ou mal ditas por aí… 

A frase da semana é do primeiro ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que escolheu dois parlamentares catalães para a presidência do Congresso e do Senado. 

“Somos aqueles que temos defendido a autonomia dos governos regionais, também na Catalunha. Um presidente de partido socialista da Catalunha que busca defender a convivência e a ordem constitucional, e os independentistas e nacionalistas trabalham para que ele não possa ser senador. A pergunta que deve ser feita é: por que? Por que lhes incomoda que o Partido Socialista da Catalunha possa presidir a Câmara Territorial de todos os espanhóis ou o Senado? Eu lhes digo porquê. Incomoda porque isso representa tudo o que eles não querem para Catalunha. O Partido Socialista na Catalunha representa o amor e o compromisso pela Catalunha e pela Espanha”. 

O líder socialista espanhol escolheu a medida para fazer parte da política de aproximação com a Catalunha. A presidência do Congresso não é ocupada por um catalão desde 1982 e, no Senado, desde 1873. 

O polêmico primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que venceu eleições antecipadas no fim de abril, propôs que dois parlamentares catalães assumam como presidentes do Parlamento. A decisão causa reações imediatas da oposição ao líder socialista. 

Mesmo sem vencer as eleições, o partido de extrema direita Vox, ganhou força na disputa de abril e critica a aproximação de Sánchez aos movimentos nacionalistas basco e separatista da Catalunha

Músicas comentadas neste Episódio

Ali Akbar Moradi, Bahar Movahed

Ouça +

Sagres Internacional #16: A história da Alemanha que pretende investir € 160 bi na Educação até 2030

Sagres Internacional #15: África do Sul: 25 anos depois do apartheid e da eleição de Nelson Mandela

Sagres Internacional #14: Os caminhos e descaminhos da política externa na gestão de Trump

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.