O Sagres Internacional #178 fala sobre a viagem do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao Oriente Médio e o malabarismo diplomático diante disso, pois o chefe de Estado americano precisou explicar contradições que envolveram a visita. O professor Norberto Salomão destacou dois aspectos na viagem feita por Biden.
- O primeiro é que uma das justificativas para a viagem era o preço alto dos combustíveis, mas quando Biden decidiu ir ao Oriente Médio, os preços já registravam uma leve queda.
- O outro motivo é a “incoerência” do governo americano por criticar ditaduras, mas visitar o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, considerado mandante do crime de assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, que também foi esquartejado. Vale ressaltar que apesar dos indícios, o príncipe saudita nega envolvimento com o caso.
Mesmo com as explicações que precisaram ser dadas sobre a visita, o professor Norberto explicou que a viagem era necessária, pois a região é “super estratégica” para os Estados Unidos.
Abre Aspas:
Abre aspas para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reuniu em Teerã com os chefes de estado da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, e do Irã, Ebrahim Raisi. A reunião buscou estreitar o laço entre os três países e falar sobre o desenvolvimento da região do Oriente Médio e o conflito da Síria.
“À medida que o Ocidente impõe sanções à Rússia e a dispendiosa campanha se arrasta, Putin procura reforçar os laços com os iranianos, alvo de severas sanções dos EUA e potencial parceiro militar e comercial. Nas últimas semanas, autoridades russas visitaram um aeródromo no centro do Irã pelo menos duas vezes para revisar os drones com capacidade de armas para possível uso na Ucrânia, alegou a Casa Branca”.
E tem mais:
- Vladimir Putin busca aliança com o governo do Irã;
- OMS declara varíola dos macacos como emergência de saúde global;
- Presidente de Itália decide dissolver o Parlamento após renúncia do primeiro-ministro Mario Dragh;
- Na Europa, calor extremo agrava crise energética gerada pela guerra. E o inverno está chegando;
- E ainda: a música mais tocada nas paradas do Canadá.
Músicas tocadas neste episódio:
Five Finger Death Punch – Wrong Side Of Heaven
Toby Keith – American Soldier
Trace Adkins – Arlington
Green Day – 21 Guns
A música mais tocada no Canadá:
Birdy – Quietly Yours
Confira edições anteriores do Sagres Internacional
- Sagres Internacional #177 | Argentina: a dramática e aparentemente eterna crise econômica
- Sagres Internacional # 176 | Boris Johnson – A conturbada trajetória da sua administração
- Sagres Internacional #175 | Equador: Protestos, movimentos indígenas e a crise do governo Lasso
- Sagres Internacional #174 | Onda de instabilidade atinge vários governos pelo mundo
- Sagres Internacional #173 | Estocolmo 1972 – 50 anos da primeira conferência sobre impactos ambientais