A edição 176 do podcast Sagres Internacional aborda a trajetória até a renúncia do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Com apresentação de Rubens Salomão e produção e comentários do professor de História e Geopolítica, Norberto Salomão. Nesta edição você acompanha uma análise do governo e o que levou o ex-premiê à abandonar a liderança do Partido Conservador britânico e, portanto, a liderança do parlamento.

Ouça o Sagres Internacional em formato de podcast:

Ouça “Sagres Internacional #176 | Boris Johnson e sua conturbada administração” no Spreaker.

Mesmo após conduzir o partido à uma vitória eleitoral de grande repercussão em 2019, Johnson cedeu a uma enorme pressão por parte de seus ministros e outros funcionários do governo e anunciou a renúncia na quinta-feira (07). Contudo, ele deixará o cargo somente após a escolha de um substituto, que ocorrerá até setembro.

O primeiro-ministro deixa o posto após três anos, marcados por conturbações e incertezas diante das decisões de Boris Johnson. A crise foi agravada durante a pandemia da Covid-19, na qual os britânicos enfrentam o aperto mais forte em suas finanças em décadas com inflação crescente, além de uma série de escândalos envolvendo o nome do premiê.

Abre aspas

Esta edição do Sagres Internacional ainda abre aspas para os chefes de segurança do Reino Unido, o MI5, e dos Estados Unidos, FBI, que fizeram uma aparição conjunta inédita para alertar sobre a ameaça da China à segurança dos dois países.

“Nós constantemente percebemos que é o governo chinês que representa a maior ameaça à longo prazo para nossa economia e segurança nacional e, por ‘nós’, eu me refiro a nossas duas nações assim como nossos aliados na Europa e em outros lugares”, afirma o diretor do FBI, Chris Wray.

“O desafio mais revolucionário que enfrentamos vem do Partido Comunista Chinês. Está secretamente aplicando pressão em todo o mundo. Isso pode parecer abstrato. Mas é real e é urgente. Precisamos falar sobre isso. Precisamos agir”, ressalta o diretor do MI5, Ken McCallum.

Confira também:

  • Europa passa a considerar gás e fissão nuclear como ‘energias verdes’ com alta dos combustíveis
  • Pena de morte, por enforcamento, ainda vigora no Japão para crimes hediondos, como o que vitimou o ex-premiê Sinzo Abe
  • Projeto de lei nos EUA pressiona Forças Armadas do Brasil a se manterem neutras durante eleições
  • E ainda: a música mais tocada nas paradas de Camarões:

Ouça as musicas desta edição:

The Kunts – Boris Johnson Is a Fucking Cun

The Larks – Maggie Maggie Maggie Out Out Out

The Kinks – Mr Churchill Says

Leia mais: