O Sagres Internacional #179 fala sobre o clima quente que agita a política no Panamá com a intensificação de protestos pelo país e a atuação dos sindicatos nas questões locais. A análise é do professor de geopolítica Norberto Salomão.

Ouça o programa em formato de podcast:

Ouça “Sagres Internacional #179 | Panamá: intensos protestos e a atuação dos sindicatos” no Spreaker.

Em meio a uma crise por conta da disparada do valor do combustível e de remédios, o Panamá vive quase um mês de intensos protestos e estradas bloqueadas. O governo do país, cuja economia tinha o crescimento mais veloz da América Latina, tenta acordo com sindicatos e organizações sociais, que exigem redução de preços.

Abre aspas

Abre aspas para o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, que abriu polêmica em reunião do Mercosul, principalmente com a Argentina, quando confirmou a intenção dos uruguaios de fechar um acordo de livre-comércio com a China, independente do bloco.

“O Uruguai terminou há poucos dias o estudo bilateral de viabilidade para iniciar a negociação para acordo de livre comércio com a República Popular da China. E vamos finalizar em breve. Em poucos dias nossas equipes estarão prontas para negociar o tratado de livre comércio. Claro que, quando esta etapa tiver sido terminada, a primeira coisa que pretendemos fazer é falar como nosso sócio, o Mercosul. É ir todos juntos.”, disse o presidente uruguaio.

E tem mais:

  • O impasse entre Argentina e Uruguai no Mercosul
  • Exercícios militares dos EUA na Coreia do Sul e Taiwan refletem clima de tensão na região
  • Crise política abre caminho para extrema direita na Itália
  • Baixa do euro em relação ao dólar traz efeitos preocupantes para o Brasil
  • E ainda: a música mais tocada nas paradas de Gana.

Músicas tocas neste episódio:

Confira edições anteriores do Sagres Internacional: